MUNDO
Yanukovych ataca politicamente Yushchenko na Ucrânia
Por Agencia Estado
O primeiro-ministro da Ucrânia, Vitkor Yanukovych, atacou politicamente o presidente do país, Viktor Yushchenko, seu arqui-rival político. Hoje, Yushchenko obedeceu a ordens da Corte Constitucional que havia antes rejeitado, ao restaurar em seus postos o procurador-geral Svyatoslav Piskun e o governador de Kiev, Yevhen Zhovtyak.
O movimento é visto como uma tentativa de Yushchenko de mostrar que segue as determinações da Corte. Ao mesmo tempo, partidários de Yanukovych disseram que duvidam que a Corte Constitucional seja imparcial para julgar um decreto de Yushchenko para dissolver o Parlamento.
A crise começou em 2 de abril, quando Yushchneko ordenou a dissolução do Parlamento e convocou eleições parlamentares. O Parlamento, controlado por Yanukovych, recusou a ordem e recorreu à Corte Constitucional, que esta semana começou a analisar a questão.
Hoje, Yushchenko revogou a ordem antiga e emitiu um novo decreto, que também ordena a dissolução do Parlamento e marca as eleições para 24 de junho. Yanukovych cancelou uma viagem ao Usbequistão e criticou a nova medida. "Essas ações não ajudam a construir a confiança e não dão esperanças para o futuro", disse o presidente. O impasse deu origem à maior crise política da Ucrânia desde 2004.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes