Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

META

Alagoinhas bate recorde em nota do Ideb no Ensino Fundamental

Resultado se refere aos anos inicias do Ensino Fundamental

Por Da Redação

22/08/2024 - 14:47 h | Atualizada em 22/08/2024 - 20:44
Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada
Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada -

O município de Alagoinhas, nordeste baiano, obteve o melhor resultado da história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a nota de 5,1, acima da média da rede municipal no Estado, que foi de 4,9. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada e dizem respeito ao período em que em que o ex-secretário de Educação Gustavo Carmo esteve à frente da pasta.

“As ações para se atingir as metas da aprendizagem dos nossos estudantes tiveram êxito e todos os envolvidos na educação, como: município, gestão escolar, professores, alunos e famílias estão no caminho certo”, disse a professora efetiva e atual gestora escolar, Djeane Andrade da Silva.

A escola Alagoinhas IV, obteve nota 6,6 no Ideb, o que deixou a unidade acima da média nacional, que é 6. A conquista mostra o potencial da rede pública do município, o que cria a perspectiva de uma educação mais inclusiva, com mais qualidade e equidade.

De acordo com Dejane, o resultado do Ideb valida os esforços do município nesta etapa da formação educacional das crianças.

“É nos primeiros anos do ensino fundamental que lançamos as bases para o aprendizado que a criança vai ter durante toda a vida. Basta comparar com um edifício que, se não for construído com uma base bastante sólida, corre o risco de desabar no futuro”, compara a gestora escolar.

Ainde conforme pensa Djeane, houve uma melhoria significativa em aspectos como o aprendizado, a frequência e a permanência dos alunos na escola. "Isso contribuiu para essa transformação e foram iniciativas como a busca ativa dos estudantes, o diálogo constante com as famílias, o planejamento com foco na equidade, o programa Tempo de Alfabetizar Alagoinhas e o Sistema de Avaliação do Educar pra Valer".

Gisélia Santos, mãe de dois meninos de 11 e 5 anos que estudam na Escola Municipal Maria Feijó, no bairro Teresópolis, comemora a transformação na vida das crianças a partir do trabalho realizado pelos educadores.

“Meu filho mais velho, até o ano passado, só sabia ler o nome dele. Depois que entrou nesta escola, com apenas quatro a cinco meses, ele passou a ler tudo e hoje é um dos melhores alunos, com notas 9 e 10. Em 2023, o caçula entrou na escola. Ele não sabia nem pegar no lápis. Hoje, ele escreve o nome dele e melhorou a linguagem. Eu agradeço tudo isso à escola, à diretora, à professora e ao conjunto que ajudou o desenvolvimento dele. Se for para eu dar uma nota, eu dou 10 ou até mais, porque a minha experiência tem sido das melhores”, afirma.

O ex-secretário Gustavo Carmo endossa a importância do trabalho conjunto entre o município e dos diversos fatores sociais, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores, equipe técnica da secretaria, bem como dos demais profissionais da educação e as famílias dos estudantes.

“Não só a comunidade escolar, mas a sociedade como um todo, percebe quando realizamos o trabalho com dedicação e seriedade e isso gera um efeito cascata no engajamento em favor da educação. É preciso continuar este movimento e ampliar cada vez mais o seu alcance para oferecermos hoje a base para um futuro melhor para nossas crianças”, observa.

Gustavo Carmo instituiu o Protocolo Busca Efetiva, em articulação com o Conselho Tutelar e Associações de Moradores de Alagoinhas (Uama), a União das Associações Comunitárias Rurais de Alagoinhas (Uara). Ele também intensificou o trabalho de alfabetização por meio do Educar Pra Valer, da Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, a equipe de acompanhamento, avaliação e formação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Alagoinhas detém parceria com o Programa A TARDE Educação, iniciativa do Grupo A TARDE que é dedicada à formação de leitores e à promoção da educação através do uso do jornal em sala de aula. Além disso, a parceria culmina na realização de oficinas de capacitação para todos os pedagogos, professores e demais profissionais da educação da rede municipal.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alagoinhas Ensino Fundamental Gustavo Carmo Ideb NOTA PREFEITURA recorde rede municipal

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada
Play

Vítimas da poluição convivem com doenças irreversíveis em Areias

Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada
Play

Ubaitaba: Presidente da Câmara dispara arma de fogo no meio da rua

Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última passada
Play

Vice-prefeito de Valente tem carro incendiado no município

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA