Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PORTAL MUNICÍPIOS

Camaçari 267 anos: educação usa história local e desfiles para fortalecer pertencimento

Ações potencializarem as aprendizagens dos conteúdos formais e fortalecem a relação de pertencimento

Loren Beatriz Sousa

Por Loren Beatriz Sousa

28/09/2025 - 8:15 h
DESFILE CÍVICO DE VILA DE ABRANTES
DESFILE CÍVICO DE VILA DE ABRANTES -

As comemorações pelos 267 anos de emancipação política de Camaçari também chegaram às escolas da rede municipal de ensino. A Secretaria da Educação (Seduc) - parceira do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE -, desenvolveu uma programação especial, com atividades nas unidades escolares e desfiles cívicos, que fortalecem o sentimento de pertencimento e a valorização da identidade cultural no município.

“Com o tema do ano: 'Camaçari Educadora: cuidados que inspiram e reconectam pessoas', essas ações, além de potencializarem as aprendizagens dos conteúdos formais, fortalecem a relação de pertencimento dos estudantes com a sua comunidade e com o seu território de identidade”, destacou o secretário municipal de Educação, professor Márcio Neves.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o titular da pasta, o currículo integral ampliado permite que os estudantes vivenciem experiências ligadas à arte, cultura e história local.

“Ao promover essa integração entre educação, cultura, esporte e território, reforçamos o conceito de cidade educadora, em que a aprendizagem ultrapassa os limites da sala de aula e se conecta com a vida, com a identidade e com o futuro da comunidade”.

Nesse contexto, a criação da Coordenação de Esporte Educacional também reforça a proposta, integrando educação física, saúde e esporte escolar em um projeto que valoriza a cultura local.

Primeiros meses da nova gestão

O balanço da atual gestão da Seduc revelou os desafios encontrados. Segundo a pasta, na estrutura física, havia prédios deteriorados, salas sem ventilação adequada, banheiros sem manutenção, quadras inutilizadas e até riscos de segurança para os estudantes e gestores.

“No cuidado com nossos profissionais, identificamos a falta de apoio, a carência de formação continuada, condições de trabalho desafiadoras e um sentimento de desvalorização que precisava ser revertido”, declarou Márcio Neves.

Apesar dos percalços, a gestão afirmou que tem adotado medidas emergenciais e estruturantes, além do fortalecimento das políticas públicas de valorização, como:

  • Sistema de Gestão e Diário Digital - para modernizar o acompanhamento pedagógico e administrativo;
  • Guardiões Escolares - garantem segurança, cuidado e bem-estar de toda a comunidade escolar;
  • Reativação e apoio ao Grêmio Estudantil - para que os estudantes tenham voz ativa nas decisões da vida escolar;
  • Ampliação do Programa de Saúde na Escola - que leva atendimento, prevenção e acompanhamento de saúde física e mental para os alunos;
  • Implantação do Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais em parceria com a Unilab.

Entre os avanços, a Secretaria destacou convênios e pactuações para elevar os índices de alfabetização até o 2º ano, regularização de fluxo escolar, expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ensino profissionalizante, criação de laboratórios de Ciências em parceria com a Fiocruz, intercâmbio internacional, além da melhoria da alimentação escolar e da ampliação do atendimento a estudantes da educação inclusiva.

“O balanço já é muito positivo”, declarou o secretário, citando ainda a montagem de 10 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e formações personalizadas para profissionais da rede.

Metas para os próximos anos

Para os próximos anos, a comunidade escolar pode aguardar por correção da distorção idade-série, elevação dos indicadores de proficiência, requalificação de todas as unidades escolares, oferta de educação bilíngue para toda a rede, iniciação ao mercado de trabalho para alunos da regularização de fluxo e expansão das práticas esportivas com Jogos Escolares.

“Sei que os desafios são enormes. [...] Mas também sei que Camaçari merece escolas dignas, professores respeitados e alunos cheios de esperança. Essa é a missão que assumimos - Cuidar de todos e de cada um”, concluiu o professor Márcio Neves.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

camaçari

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
DESFILE CÍVICO DE VILA DE ABRANTES
Play

Taxa de R$ 700 para ir à praia? Turistas denunciam cobrança no Conde

DESFILE CÍVICO DE VILA DE ABRANTES
Play

"Vá jogar lixo na casa da desgraça", brada prefeito de cidade baiana

DESFILE CÍVICO DE VILA DE ABRANTES
Play

Homem é acusado de dar golpe de quase R$ 4 milhões na RMS

DESFILE CÍVICO DE VILA DE ABRANTES
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

x