Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PORTAL MUNICÍPIOS

Como a BYD vai transformar Camaçari no “Vale do Silício da América do Sul”

Fábrica da chinesa BYD já está funcionando em regime de SKD e empregando cerca de 1,5 mil trabalhadores

Núbia Cristina

Por Núbia Cristina

28/09/2025 - 9:05 h
Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari -

O município de Camaçari vive um marco histórico desde a instalação da fábrica da BYD, que recoloca o polo industrial da cidade na vanguarda mundial. Criado em 1978 como o primeiro complexo petroquímico planejado do Brasil, o Polo de Camaçari nasceu voltado para a produção de insumos e derivados do petróleo.

Ao longo das décadas, ampliou sua diversidade, recebendo indústrias de pneus, metalurgia, energia eólica e biotecnologia. Agora, ao abrigar uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, inaugura uma nova fase de industrialização, com foco em energias limpas e inovação tecnológica.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A fábrica da BYD já iniciou a montagem de veículos e está em fase de expansão gradual da produção, atualmente no modelo SKD, sistema no qual automóveis chegam parcialmente desmontados e são concluídos localmente.

A previsão da empresa é de que, a partir de 2026, ocorra a transição para uma manufatura integral em Camaçari, com maior nacionalização de peças.

Por enquanto, modelos como o Dolphin Mini, o King e o Song Pro já estão sendo montados na unidade baiana, que terá capacidade de produzir 150 mil veículos por ano, podendo dobrar esse volume para abastecer todo o território brasileiro, com perspectivas de exportação para a América Latina.

A rede de concessionárias também acompanha essa expansão: já são 190 pontos de venda no país, com meta de chegar a 250 nos próximos meses.

“Vale do Silício da América do Sul”

Do ponto de vista tecnológico, a fábrica simboliza a transferência de conhecimento e inovação para o país. Um dos resultados já anunciados da cooperação entre Brasil e China é o desenvolvimento de um motor híbrido flex que combina eletricidade e etanol, combustível limpo produzido em larga escala no país.

Esse sistema equipará os novos modelos super-híbridos da BYD no Brasil. Para a CEO da BYD Américas, Stella Li, a estratégia tem como horizonte transformar a região em “um Vale do Silício da América do Sul”, com foco em mobilidade elétrica e soluções energéticas integradas.

Imagem ilustrativa da imagem Como a BYD vai transformar Camaçari no “Vale do Silício da América do Sul”
| Foto: Joa SOUZA/GOVBA

A sustentabilidade permeia todo o projeto industrial. A planta baiana conquistou a certificação internacional I-REC, que atesta que 100% da energia utilizada provém de fontes renováveis, sobretudo eólicas. Com isso, a fábrica evitou a emissão de cerca de 470 toneladas de CO₂ entre outubro de 2024 e agosto de 2025, o equivalente ao plantio de 3.300 árvores.

O presidente da BYD Auto Brasil, Tyler Li, diz: “temos um compromisso firme com a sustentabilidade que vai muito além das palavras e alcança todo o nosso processo produtivo. É um reflexo do nosso compromisso com a mobilidade elétrica e um passo decisivo em nossa missão de reduzir a temperatura da Terra em 1°C”.

Reaproveitamento de baterias

Outro ponto de destaque é a estrutura de reciclagem e reaproveitamento de baterias. A empresa mantém centros de serviços em Campinas e agora também em Camaçari, voltados para triagem, reparo, reaproveitamento e reciclagem, inclusive da tecnologia Blade Battery.

As baterias podem ser reutilizadas em sistemas de armazenamento de energia e iluminação pública, prolongando sua vida útil antes de serem destinadas à reciclagem final. Além disso, a montadora já instalou 94 carregadores rápidos em concessionárias no Brasil, integrados pela plataforma BYD Recharge, e oferece soluções de energia solar e de armazenamento que formam um ecossistema completo para a transição energética.

A chegada da BYD a Camaçari reposiciona a cidade como referência global em eletrificação automotiva e em práticas industriais sustentáveis. O polo que nasceu do petróleo se reinventa como polo da energia limpa, combinando inovação tecnológica, geração de empregos e compromisso ambiental.

Ao lado de fornecedores locais, capacitação de mão de obra e uso exclusivo de energia renovável, o complexo industrial projeta a Bahia como protagonista da transição energética e insere o Brasil de forma competitiva no mapa mundial da mobilidade elétrica.

Empregos e inclusão

O impacto sobre o emprego local é expressivo. Atualmente, o complexo emprega cerca de 1.500 trabalhadores, número que vem crescendo. Foram 365 contratados somente em setembro.

A empresa mantém política ativa de inclusão, com abertura de vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência, distribuídas em funções de produção, logística e administração. Para se candidatar, os interessados podem acessar plataformas como SineBahia, o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador de Camaçari e a Gupy.

Além disso, há um processo contínuo de intercâmbio técnico entre equipes chinesas e brasileiras, que envolve treinamentos no Brasil e na China. Em agosto, por exemplo, um grupo de trabalhadores de Camaçari participou de um programa intensivo de capacitação em Xi’an, em uma das fábricas de baterias da companhia.

Imagem ilustrativa da imagem Como a BYD vai transformar Camaçari no “Vale do Silício da América do Sul”
| Foto: Thuane Maria/GOVBA

A integração com a economia regional também está na pauta da montadora. A BYD tem buscado estreitar laços com entidades representativas da indústria, como a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), e com associações de fornecedores, como a Abipeças e o Sindipeças.

Em agosto, lançou a campanha “BYD Quer Conhecer Você”, destinada a selecionar fornecedores nacionais e a desenvolver uma cadeia de suprimentos para a fábrica em Camaçari.

Segundo Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil, a empresa “sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados.

A BYD tem como meta alcançar mais de 50% de nacionalização de partes e peças até 2027. Já estamos qualificando dezenas de empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a unidade de Camaçari. A Continental Pneus, vizinha à fábrica, foi a primeira fornecedora oficialmente homologada”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

byd camaçari Pólo industrial

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Play

"Vá jogar lixo na casa da desgraça", brada prefeito de cidade baiana

Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Play

Homem é acusado de dar golpe de quase R$ 4 milhões na RMS

Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Play

Empresário é punido após envenenar árvores em Luís Eduardo Magalhães

x