Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS

ESQUEMA

Justiça vai julgar prefeito de São Félix por abuso de poder

investigados teriam promovido a contratação de servidores com fins eleitorais,

Redação
Por Redação
José Geraldo (SD), prefeito eleito de São Félix
José Geraldo (SD), prefeito eleito de São Félix - Foto: Reprodução

No próximo dia 20 de março, a Justiça Eleitoral realiza a audiência de instrução da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela oposição contra o prefeito eleito de São Félix José Geraldo (SD), e do vice-prefeito, Bartinho (Avante).

Os políticos são acusados de abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e uso da máquina pública para obter vantagens indevidas na eleição de 2024.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A denúncia aponta ainda, que desde 2021 os investigados teriam promovido a contratação de servidores com fins eleitorais, utilizando cargos comissionados para angariar votos. A ação também aponta uso indevido de combustível público, execução de obras apenas no período eleitoral para obtenção de apoio político e liberação direcionada de exames e consultas médicas para conquistar votos.

Outro ponto da ação é a suposta compra de votos e envolvimento de agentes políticos e servidores municipais na organização de um esquema para influenciar o resultado eleitoral no dia da votação, o que inclui a indicação de mesários alinhados ao grupo político dos investigados.

Além disso, a acusação também aponta a realização do evento "Forró do Zé", financiado com recursos públicos durante o período pré-eleitoral, onde servidores municipais promoviam a candidatura de José Geraldo. Existem relatos também de distribuição gratuita de atendimentos oftalmológicos em uma comunidade rural, vinculando a ação ao então pré-candidato.

A ação pede a inelegibilidade e a cassação dos registros ou diplomas de José Geraldo e de Bartinho, além da aplicação de multa para cada um no valor de cinquenta mil UFIR, que é a Unidade Fiscal de Referência.

José Geraldo (SD), que foi apoiado pelo ex-prefeito, Alex Brito obteve 54,79% dos votos, o qual derrotou Gildo Baleia, com 45,21%.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Ação Bartinho denúncia José Geraldo Justiça Eleitoral são félix

Relacionadas

Mais lidas