PROJEÇÃO
Municípios baianos esperam o ano de 2025 com otimismo
UPB faz uma avaliação positiva de 2024 e aponta previsão de um ano novo com perspectivas ainda melhores
Por Miriam Hermes

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Quinho Tigre faz uma avaliação positiva de 2024, citando que diversos avanços foram conquistados pelos brasileiros durante o ano “que sem dúvida nenhuma vão refletir na melhoria da qualidade de vida da população”.
Prefeito de Belo Campo, ele pontua que, “com inflação estabilizada e queda efetiva do desemprego, acredito que teremos um último semestre muito bom”. Para 2025, ressalta que as perspectivas são ainda melhores. “A expectativa é que o governo tenha arrecadação maior, permitindo melhor distribuição do bolo tributário”, afirma, enfatizando que desta forma os municípios poderão investir nos diferentes setores que facilitam o desenvolvimento econômico e social.
O gestor explicou ainda que os bons resultados da economia impactam diretamente na geração de empregos, aumento no consumo e arrecadação dos impostos, refletindo nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita de quase 80% dos municípios.
Para o chefe da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence o balaço provisório de 2024 é muito positivo, com as melhores projeções para o próximo ano. Ele ressaltou que as medidas adotadas para estabilizar a macroeconomia já estão dando resultados e refletem nos números positivos que diferentes setores demonstram no estado.
“Todo esforço visa refletir no desenvolvimento dos indicadores como o PIB, abertura de novas empresas e criação de vagas de trabalho, com reflexo favorável na vida dos baianos. A meta de 2024 é superar o ano passado na atração de recursos públicos e privados e, para 2025, superar os indicadores do ano em curso”, enfatizou.
Impacto para população
Com grandes projetos em andamento, como a Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) e a Ponte Salvador/Itaparica, dentre outros com foco no setor econômico e impacto para a vida da população, o professor e político disse que o prognóstico para 2025 é a continuidade das obras iniciadas, implemento de outros projetos públicos e apoio a novos empreendimentos privados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes