Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PANORAMA

Pesquisa promove produção sustentável

Confira a coluna Panorama

Por Miriam Hermes

28/11/2024 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa promove produção sustentável
-

O núcleo Placas-Bela Vista, em Luís Eduardo Magalhães, está na segunda fase do projeto Diagnóstico dos Índices de Carbono no Solo, iniciado em março deste ano e com duração de três anos. A iniciativa é da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em parceria com a Embrapa Algodão, através do Programa Fitossanitário. O núcleo é um dos 15 que fazem parte do trabalho abrangendo áreas de cultivo de algodão e grãos em diversos sistemas agrícolas. A meta é reunir dados fundamentais para compreender o impacto das práticas agrícolas no sequestro de carbono, visando incentivar técnicas que promovam a produtividade agrícola de forma sustentável, preservando os recursos naturais. Depois de colhidas, as amostras são encaminhadas para a Embrapa Instrumentação Agropecuária, onde as análises apontarão o teor de carbono em cada um dos locais avaliados.

Inovação – As pesquisas utilizam métodos inovadores e reconhecidos internacionalmente. Conforme o coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, esta fase deve ser concluída em julho de 2025 ou até quando perdurar a umidade no solo. “Com os resultados em mãos, os produtores terão informações seguras para fazer suas tomadas de decisão sobre quais sistemas de produção e preparo do solo são potencialmente melhores”, afirmou, pontuando que o sistema ideal é o que propicia o acúmulo de carbono no solo, “garantindo que o algodão baiano se mantenha na classificação na Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”.

SUDESTE DEBATE REGIÃO METROPOLITANA DE CONQUISTA

A criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista foi tema de audiência na Câmara Municipal no dia 21 de novembro, com a presença de autoridades e representantes da população da região. A proposta é congregar os 34 municípios do Sudoeste baiano para trabalhar em conjunto, visando melhorias em diferentes aspectos. Para o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre, “esse é um momento ímpar, diante de tudo que Vitória da Conquista representa para a região”, disse, enfatizando o potencial de desenvolvimento do sudoeste e a necessidade de uma gestão integrada para aproveitar todas as oportunidades. Também a prefeita anfitriã Sheila Lemos defendeu a integração das cidades para fortalecer a economia regional e atrair indústrias. “Vitória da Conquista cresce muito, mas não cresce sozinha. Precisamos que as cidades ao redor cresçam também”, afirmou, ressaltando que questões como saúde e segurança podem ser trabalhados em conjunto.

INTERCÂMBIO

Uma comitiva com representantes do SENAI de Salvador, de Camaçari, e da BYD Auto Brasil está em Shenzen, na China, para conhecer in loco o processo de produção da BYD. No país asiático o grupo vai se inteirar dos métodos de trabalho, produção e a rotina dos colaboradores que atuam na sede da indústria. Na visita também é fomentado um intercâmbio cultural e de negócios entre as instituições, visando o fechamento de novos cursos e ações voltadas para inovação e formação da mão de obra baiana. “Com certeza essa aproximação vai contribuir para o fortalecimento da parceria entre as instituições e a transferência de tecnologia, fator de sucesso para implantação de nosso centro de referência em eletromobilidade", enfatizou o diretor regional do SENAI Bahia, Evandro Mazo. Ele faz para de comitiva, assim como o gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto Brasil, Rodrigo Rosseto, que reforçou a importância do intercâmbio. “Já conseguimos definir uma dinâmica de enviar recém-formados do SENAI para a China, justamente para que tenham essa troca de experiências e absorvam um pouco da cultura chinesa. Com certeza muitos frutos sairão dessa visita”, ressaltou.

ABAF NA FENAGRO

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) fará uma homenagem à Finlândia no dia 6 de dezembro (independência daquele país), como parte da programação do Salão Internacional que acontece dentro do Pavilhão Institucional da Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador (29 de novembro a 8 de dezembro). O encontro comemora ainda o dia da Silvicultura (07/12).“A Bahia ainda não produz (e processa) a madeira plantada suficiente para atender a demanda do estado”, disse o diretor executivo da Abaf, Wilson Andrade. Ele pontuou que o setor trabalha para disseminar conhecimento sobre a atividade e promover “a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda também para os segmentos de móveis, construção civil e geração de energia”.

PARCERIAS E PRÊMIOS

O Encontro de Gestores Municipais e Lideranças do Oeste da Bahia, que acontece no dia 5 de dezembro no Auditório da Faculdade Unidom, em Barreiras, vai reunir representantes de diversas organizações como o Consid, UPB, Umob, Cibarc, CDS Velho Chico, FecBahia e Sebrae. Na oportunidade serão debatidos os desafios e perspectivas para as novas gestões e compartilhados exemplos de casos de sucesso. Também serão fomentadas soluções, projetos e parcerias para o desenvolvimento regional, em especial através das Secretarias Municipais de Agricultura, Educação, Desenvolvimento, Turismo e Salas do Empreendedor. Com início às 13h, no evento serão homenageados os municípios e parceiros vencedores estaduais e nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2023-2024, a serem concedidos para Baianópolis, Barra, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Muquém do São Francisco, Tabocas do Brejo Velho e Santa Rita de Cássia. Também recebem a homenagem a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

CONQUISTA INTERNACIONAL

Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá receberá dia 17 de dezembro o Selo Unicef que o município conquistou com o trabalho realizado principalmente pelas equipes das secretarias da Cidadania, Educação e Saúde. Com uma população de 107.909 pessoas (IBGE 2022), o município tem uma economia forte com base, principalmente, no agronegócio e nas agroindústrias focadas no algodão, no milho e soja. “Desde que assumimos, apesar dos desafios impostos pela pandemia, nos comprometemos a cuidar das crianças e adolescentes, através de políticas públicas que melhorassem a vida das futuras gerações de luiseduardenses, com foco na saúde, educação e fortalecimento da rede de proteção voltada a esse público”, pontuou o gestor. Reeleito em outubro, ele atribuiu o merecimento do município ao troféu, ao resultado dos esforços conjuntos para, entre outras iniciativas, reduzir o abandono escolar e melhorar os índices vacinais. Também foi fundamental o reforço estrutural e apoio ao Conselho Tutelar, agindo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

REFORÇO NO MONITORAMENTO

O lançamento do aplicativo ‘Bicho à Vista’ reforça o trabalho já executado pela Bracell e amplia a capacidade de monitoramento para a formação de uma base de dados sobre a fauna nas áreas de atuação, notadamente em suas unidades de preservação com foco no bioma Mata Atlântica. Com recursos avançados, a iniciativa deve facilitar o mapeamento de espécies silvestres, a detecção de padrões migratórios e o monitoramento do comportamento animal, com registro dos avistamentos no aplicativo por parte da população regional. Idealizador do projeto, o analista de geoprocessamento da Bracell/Bahia, Caio Ítalo de Oliveira Santos, disse que o lançamento busca ampliar a base de dados sobre as áreas atingidas, bem como “envolver todos os que trabalham nas áreas de plantio no engajamento com a conservação da biodiversidade”. Gerente de Meio Ambiente da empresa na Bahia, Meryellen Baldim pontuou que as informações reunidas serão destinadas “não apenas à gestão das unidades de conservação, mas também a pesquisas científicas que buscam compreender os padrões biogeográficos, a ecologia e o comportamento das espécies da Mata Atlântica”.

COSTA DO DESCOBRIMENTO

O município de Porto Seguro, que em 2023 recebeu mais de 2 milhões de visitantes de acordo com dados da Secretaria de Turismo (Setur), está com expectativa de superar os anos anteriores no Verão 2024/25. O crescimento se deve em grande parte a ampliação significativa na malha aérea, aumentando o número de desembarques e impulsionando o fluxo turístico, notadamente nos distritos de Arraial d'Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde, que somam uma população de cerca de 60 mil habitantes. Titular da Setur, Guto Jones destacou que Porto Seguro é mais do que um destino popular, “é também o primeiro destino mais procurado no Nordeste brasileiro, segundo o relatório da Omnibees”. Ele acrescentou que com as estimativas projetadas para os próximos meses, o setor prevê um grande movimento econômico regional. Além das belezas naturais e importância histórica, Jones apontou a infraestrutura e uma rede completa de serviços, a rota gastronômica, vivências étnicas, festas e ecoturismo como atrativos para os visitantes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

Play

Vítimas da poluição convivem com doenças irreversíveis em Areias

Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Ubaitaba: Presidente da Câmara dispara arma de fogo no meio da rua

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA