Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS

PORTAL MUNICÍPIOS

Qualificação é um desafio constante no setor turístico

Mais de 31,4 mil trabalhadores foram contratados na Bahia nos últimos três anos

Miriam Hermes
Por Miriam Hermes
De músicos a camareiras, o turismo gera postos de trabalho em toda a Bahia
De músicos a camareiras, o turismo gera postos de trabalho em toda a Bahia - Foto: Denisse Salazar /Ag. A TARDE

O atendimento ao cliente é um dos segredos para a fidelização em qualquer serviço, sendo a qualificação profissional uma necessidade constante em todas as Atividades Características de Turismo (ACTs). Diversas opções de cursos vêm sendo disponibilizadas, mas o mercado carece de mais mão de obra capacitada para atender toda demanda.

“Muitos municípios turísticos enfrentam atualmente um gargalo de mão de obra qualificada e especializada, o que dificulta a contratação e pode impactar também na qualidade do serviço ofertado”, afirmou o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Thiago Sena.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Ele ressaltou que é fundamental uma agenda permanente de cursos para suprir a demanda do setor. “A ABIH busca sempre realizar parcerias com órgãos públicos, outras entidades de classe e empresas do sistema S, especialmente o Senac, Sesc e Sebrae, com o intuito de atender à necessidade por qualificação da mão de obra do setor”, ressaltou.

Presidente da Seccional Bahia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel BA), Leandro Menezes, também pontuou que embora existam muitas oportunidades para a qualificação, “percebo que, apesar dos cursos, ainda temos dificuldades para contratar”.

O empresário destacou que as ofertas para preparar trabalhadores para o setor, “não dão conta de tudo e temos dificuldades, principalmente para algumas vagas mais especializadas”, disse, acrescentando que os empreendedores nestes casos contratam os trabalhadores e finalizam a capacitação das equipes no próprio estabelecimento.

Atividade que depende de trabalhadores com vocação para diferentes atribuições em horários bem variados, o turismo contratou 31.407 trabalhadores nos últimos três anos, confirmando a recuperação do ritmo no fluxo de turistas. Isso depois da desmobilização ocorrida com a pandemia da Covid e demissão de 19.119 profissionais das ACTs em 2020. Os dados foram sistematizados pela SEI, com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Saldo positivo

No primeiro semestre deste ano, o setor teve um saldo positivo de 553 novos trabalhadores com carteira assinada, entre os contratados e demitidos. Os setores com resultados mais positivos foram transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, locação de automóveis sem condutor e transporte rodoviário de táxi.

Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e fazem parte do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, a partir de diversas fontes de dados. O trabalho é divulgado trimestralmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria do Turismo.

Dentre as 13 zonas turísticas (ZT) da Bahia, a que mais registrou aumento no número de trabalhadores formais este ano foi a Caminhos do Sudoeste, com saldo positivo de 377 postos. Proprietário de hotel fazenda na zona rural de Iguaí, o empresário Nelo Ferrari atribui o resultado positivo ao gradual crescimento da atividade na região.

Ele lembrou que Caminhos do Sudoeste está entre as últimas ZTs criadas na Bahia pelo Ministério do Turismo. O destino conta ainda com os municípios de Vitória da Conquista, Jequié e Maracás. Por enquanto os principais cursos de qualificação contemplando este segmento foram disponibilizados em Conquista e Jequié, por serem as maiores cidades com as principais demandas desta região.

“A Secretaria Estadual de Turismo (Setur BA) também disponibiliza cursos on-line, que levam capacitação inicial para todo lugar que tem internet”, apontou Ferrari. Com a oferta de 40 cursos virtuais, disponibilizando sete mil vagas gratuitas, a plataforma digital TurisQualy Bahia foi lançada em novembro de 2022 pela Setur, focando a qualificação dos serviços nas ACTs.

Divididos em cinco eixos temáticos: Planejamento e Negócios; Promoção e Comunicação; Alimentos e Bebidas; e Idiomas e Temas Transversais, incluindo Turismo LGBTQIAPN+, os cursos são voltados para iniciantes, bem como pessoas que já desempenham funções neste setor da economia.

Criado como ferramenta de apoio também para gestores públicos e aos empreendedores, a plataforma tem entre os principais assuntos abordados: a segmentação do turismo, empreendedorismo, qualidade no atendimento, marketing e saúde. Preparados por professores de cada setor, no final dos cursos os alunos recebem certificado.

Projeto foca o turismo comunitário

Com a meta de valorizar o turismo de base comunitária e preparar três mil jovens de 16 a 29 anos como agentes de turismo cultural e criativo, o Projeto Geração foi desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e tem parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A iniciativa da universidade baiana foi selecionada no âmbito do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) do MTE para qualificação social e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, visando a formação geral.

Neste contexto a capacitação deve contribuir para o acesso e permanência no mercado do trabalho, geração de renda e estímulo à elevação da escolaridade, com foco no trabalho digno, da inclusão social e do fortalecimento da consciência crítica para exercício da cidadania.

Metade das vagas ofertadas são voltadas para formação de agentes de turismo comunitário no estado. “A ideia é qualificar estes jovens do meio urbano e rural, sempre em comunidades periféricas, para que sejam agentes de transformação nas suas localidades”, resumiu o professor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif.

Coordenador do projeto, ele destacou que 70% dos cursos são a distância, o que alcança principalmente aqueles que moram longe das cidades, das universidades e outros cursos. “Essa iniciativa deve valorizar as comunidades”, disse, pontuando que o turismo de base comunitária “atrai turistas que desejam conhecer diferentes modos de vida, a culinária, costumes e tradições”.

O primeiro curso presencial do projeto começou este mês em Ilhéus e outros devem iniciar em breve afirmou Nacif, salientando que as temáticas dos cursos são adaptadas para as diferentes realidades, em conformidade com as aptidões de cada comunidade.

O foco principal no estado são municípios das regiões Sul, Recôncavo e Chapada Diamantina. Com carga horária de 200 horas, os cursos devem acontecer até o mês de dezembro e dão direito a certificação.

Além da Bahia, também Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e São Paulo, dentre outros, estão contemplados, com a participação de universidades e institutos de são responsáveis pela implementação do programa nestes estados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

qualificação setor turístico

Relacionadas

Mais lidas