Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Aiace lança o álbum ‘Conexión’ com show gratuito amanhã

Baiana passou por turnê e experiências musicais no México

Por Grazy Kaimbé*

05/04/2025 - 8:00 h
Show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais
Show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais -

Aos 35 anos de idade e com 19 de carreira, a cantora e compositora baiana Aiace celebra sua trajetória musical com o show Conexión, neste domingo (6), às 17h, no Cineteatro 2 de Julho. A apresentação tem entrada gratuita. Como parte dessa celebração, a artista também lançou um videoclipe na última quarta-feira, 2.

Montado em parceria com o produtor musical Paulo Mutti, o show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais da música afro-baiana, como ilú, samba-chula, samba angola, coco, xaxado, vassi e ijexá. Além da colaboração com Mutti, Aiace será acompanhada por Alana Gabriela (percussões), Alexandre Vieira (contrabaixo) e Felipe Guedes (violões e viola).

No repertório, a artista percorre faixas dos seus três álbuns solo: Dentro Ali (2017), Eu Andava Como Se Fosse Voar (2023) e Conexión (2024). Além disso, ela interpretará as canções que marcaram sua última turnê no México, reforçando o elo entre as culturas brasileira e latino-americana. "Também canto P'a Curar, composta por mim e Júlia Maia e versionada para o espanhol pela cantautora uruguaia Maité Gadea, e Duerme Negrito, um clássico do cancioneiro latino-americano", conta Aiace.

A brasilidade também marca a apresentação, especialmente na releitura de Jornada do Prazer de Gonzaguinha. “Cantar Gonzaguinha, por si só, já é um grande desafio. Sua musicalidade e suas letras têm uma identidade muito forte – basta ouvir uma frase para reconhecer que é dele. Por isso, ao trazer uma nova roupagem para esta canção, meu desafio foi encontrar uma divisão rítmica que dialogasse com os nossos ritmos afro-baianos e com outros ritmos irmãos, como o afrobeat, respeitando a obra, mas, ao mesmo tempo, criando uma ponte com o nosso tempo”, explica Aiace.

“Junto com Paulo Mutti, chegamos a uma sonoridade que mistura MPB com uma pitada de afrobeat e pop, sem perder a força e a essência da composição original. Pra gente, esse processo foi um exercício de equilíbrio entre tradição e reinvenção”, reitera a cantora.

A apresentação será em um espaço que faz parte da história da artista – que já cursou Música na Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Voltar ao Cineteatro 2 de Julho tem um significado muito especial para mim. Esse teatro me acolheu quando eu ainda era estudante da Ufba, e agora, mais de uma década depois, retorno a esse palco, trazendo tudo o que aprendi e experienciei ao longo da minha caminhada. É emocionante perceber o quanto cresci e como esse percurso foi construído passo a passo, show a show, troca a troca. Além disso, fico imensamente feliz em retornar a um teatro ainda mais bonito e bem estruturado do que há dez anos, reafirmando seu papel como um espaço de resistência e fortalecimento da música em Salvador”, destacou a cantora.

Lançamento audiovisual

Antes do show, Aiace lançou, na última quarta-feira (2), o clipe da já citada Jornada do Prazer, de Gonzaguinha. A interpretação da artista transita entre doçura e sensualidade, trazendo uma roupagem moderna com influências do pop e do afrobeat, sob produção musical de Paulo Mutti.

Dirigido, filmado e editado por Vini Ribeiro, o clipe retrata a intimidade e cumplicidade de um casal da vida real, interpretado por Alylian Pimentel e Mara Santos.

O diretor conta que o processo criativo começou de forma intuitiva e sensorial. “No caso específico de Jornada do Prazer, eu estava ouvindo a música no fone, durante uma viagem de ônibus, e as cenas começaram a surgir como um filme – com transições, cores e enquadramentos. Comecei a anotar tudo no celular para não esquecer”, relembra.

A escolha das protagonistas também surgiu de maneira espontânea. “Quando me questionei quem seria o casal principal desse clipe, veio automaticamente a imagem de Mara Santos e Alylian Pimentel. Eu já tinha visto um vídeo delas em uma rede social e, naquele momento, elas se colocavam exatamente como esse casal. A partir daí, só precisei ajustar o roteiro”, explica Ribeiro.

Para Aiace, a construção da nova versão de Jornada do Prazer também foi desafiadora. “Foi uma jornada encontrar uma nova métrica e fazê-la soar com um toque de dendê”, conclui a artista.

A artista também ressalta a importância de projetos que impulsionam a produção musical independente na Bahia, como o Selo Educadora FM Independente. “O Selo vem nesse sentido, somando-se à luta de tantos artistas baianos para continuar simplesmente existindo. Valorizar artistas independentes exige garantir oportunidades reais em festivais, pagamentos justos e apoio a espaços culturais. É preciso um olhar amplo, que abrace a diversidade da cultura baiana, dando voz a todos os talentos, e não apenas a poucos nomes”, conclui.

Aiace: Conexión / Amanhã, 17h / Cineteatro 2 de Julho (IRDEB, Federação) / Entrada gratuita

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais
Play

Hit de J. Eskine entra em polêmica provocada por Fiuk

Show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais
Play

Coordenador do IDAFRO comenta ação que cobra R$ 10 milhões a Claudia Leitte

Show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais
Play

MC Poze sai em defesa de Oruam após polêmica envolvendo Carnaval

Show explora uma sonoridade acústica que resgata ritmos ancestrais
Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA