Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Com ingressos esgotados, Neojiba promete grande concerto neste sábado

Evento, que marca o Mês das Crianças, terá início às 19h

Israel Risan*

Por Israel Risan*

23/10/2024 - 10:00 h
Repertório mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas
Repertório mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas -

Com ingressos esgotados, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) leva mais de 500 jovens músicos e cantores para apresentação na Concha Acústica Teatro Castro Alves neste sábado, 26. O evento, que marca o Mês das Crianças, terá início às 19h e promete uma noite de alta qualidade musical e celebração.

Sob a batuta de Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do programa, o público será brindado com um repertório que mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas.

Tudo sobre Música em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre os destaques do programa estão Rhapsody in Blue, de George Gershwin, que completa 100 anos em 2024, e a 9ª Sinfonia de Beethoven, com participação das principais formações do Neojiba, incluindo a Orquestra Pedagógica Experimental, a Banda Sinfônica e a Orquestra Castro Alves. Sob a regência de diferentes maestros, cada grupo trará ao palco um repertório diversificado. Segundo Ricardo Castro, "a preparação do grupo é intensa e contínua, uma rotina de ensaios que vai de fevereiro a dezembro, buscando sempre a excelência musical e social".

A primeira parte do concerto será marcada pela presença da Orquestra Pedagógica Experimental e do Coro Pedagógico Experimental, ambos formados por crianças. A condução ficará a cargo de Adauri de Oliveira, e o programa incluirá obras como Aquarela, de Toquinho, e trechos de A Bela Adormecida, de Tchaikovsky. O evento evidencia a capacidade do NEOJIBA de integrar diferentes idades e níveis de experiência em um mesmo espetáculo.

Gustavo Sucupira, integrante do Neojiba, relata que a preparação para o evento foi intensa, com atenção especial aos detalhes técnicos e de interpretação. Ele destaca o desafio de interpretar a 9ª de Beethoven e a expectativa em tocar Rhapsody in Blue, que, segundo ele, “mescla jazz com música clássica de uma forma que conecta muito com o público”.

Além das orquestras e coros juvenis, a Banda Sinfônica do NEOJIBA também fará sua apresentação, executando a Suíte 2 para Banda, de Gustav Holst, sob a regência de Ronald Zaira. O NEOJIBA, que tem como uma de suas missões a formação de músicos e cidadãos, valoriza a diversidade de gêneros e estilos, refletida no repertório da apresentação, que vai do clássico ao popular, passando pelo jazz.

O ponto alto da noite será a execução do último movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, com a participação das orquestras 2 de Julho e Castro Alves, além de três coros e quatro solistas vocais. Ricardo Castro ressalta que a escolha dessa obra celebra a união e a solidariedade, valores essenciais tanto para o Neojiba, quanto para o contexto social brasileiro atual.

Imagem ilustrativa da imagem Com ingressos esgotados, Neojiba promete grande concerto neste sábado
| Foto: Lenon Reis | Divulgação

Oportunidades e impacto

Fundado em 2007, o Neojiba já impactou diretamente a vida de mais de 30 mil jovens, sendo reconhecido por sua abordagem que une excelência musical e transformação social. O programa é mantido pelo Governo da Bahia e atua em 13 núcleos espalhados por Salvador e outras cidades do estado. A prática musical coletiva é o pilar do projeto, que busca transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade por meio da arte.

Ricardo Castro aponta que, desde a sua criação, o maior desafio foi construir um projeto sustentável, capaz de se adaptar às realidades diversas do Brasil. “Tivemos que lidar com questões financeiras e de infraestrutura, além da necessidade de formar professores e gestores qualificados”, explica. Para ele, a música tem um papel central na transformação social, ao fortalecer valores como disciplina e trabalho em equipe.

O evento na Concha Acústica é mais um passo na trajetória de sucesso do Neojiba, que já se apresentou em importantes salas de concerto ao redor do mundo, como o Concertgebouw de Amsterdã e a Philharmonie de Paris. "Queremos não apenas mostrar o talento dos nossos jovens, mas também inspirar o público e levar a mensagem de que a música pode transformar vidas", afirma Castro.

Para Gustavo Sucupira, a experiência no NEOJIBA vai além do desenvolvimento musical. Ele destaca o aprendizado sobre trabalho em equipe e a convivência com pessoas de diferentes realidades.

“O Neojiba me ensinou a ver o mundo de uma maneira diferente", reflete.

Com uma estrutura que inclui a distribuição gratuita de instrumentos e a oferta de aulas de música para crianças e jovens, o Neojiba tem consolidado sua atuação como programa de inclusão social. A expectativa para sábado é de um lindo evento com casa cheia, até porque os ingressos, vendidos a preços populares (R$ 4 a inteira) já esgotaram.

Ao longo de 17 anos, o Neojiba tem enfrentado desafios, mas continua a expandir seu impacto social e artístico. Ricardo Castro reforça que o compromisso do programa é continuar a criar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo formação musical, crescimento pessoal e social.

NEOJIBA NA CONCHA / Sábado, 18h / Concha Acústica do Teatro Castro Alves / Ingressos esgotados

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Neojiba Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Repertório mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas
Play

Sandra Sá faz discurso emocionante na Arena A TARDE: “Não precisa batalhar"

Repertório mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas
Play

Marcelo Sangalo anuncia novo trabalho artístico e Ivete reage

Repertório mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas
Play

Perdeu o pé? Saiba como está 7Kssio após acidente grave

Repertório mescla clássicos consagrados e peças contemporâneas
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

x