SAMBA NA BAHIA
Minidoc sobre samba estreia no A TARDE Play com Nelson Rufino
Série em quatro episódios discute origem, legado e identidade do samba baiano

Com Nelson Rufino como personagem do episódio de estreia, o A TARDE Play lança neste sábado, 31, o mini documentário O Samba Nasceu na Bahia. Dividida em quatro episódios, a produção revisita diferentes fases do samba no estado e propõe reflexões sobre legado, identidade e os caminhos do gênero musical no Brasil.
Com capítulos entre cinco e oito minutos, a série apresenta o samba a partir da perspectiva de artistas emblemáticos do movimento, combinando trajetória pessoal, memória coletiva e contexto histórico.
A proposta é ampliar o olhar sobre o gênero, discutindo a sua construção ao longo do tempo e os desafios de preservação da identidade cultural diante das transformações geracionais.
Leia Também:
O primeiro episódio tem como foco Nelson Rufino, um dos principais compositores e intérpretes do samba da Bahia, reconhecido nacionalmente por sua obra e por sua atuação no fortalecimento do gênero como expressão cultural.
No documentário, o artista compartilha vivências e reflexões sobre o samba e suas origens. “O samba é uma redundância, é uma relutância. E eu tive a felicidade de ir a Angola, a Luanda, em 84, e não vi a menor manifestação de samba. Então, o samba é uma coisa nossa, se processando e se processando até chegar no âmago da coisa.”
Trajetória de Nelson Rufino
Nascido em Salvador, Nelson Rufino teve uma trajetória inicial distante da música. Em 1962, chegou a tentar carreira como jogador de futebol no Rio de Janeiro, mas a saudade da Bahia o levou de volta à cidade natal. A partir desse retorno, a música passou a ocupar definitivamente o centro de sua vida.
De volta a Salvador, Rufino começou a compor sambas e a atuar nas quadras das escolas de samba da cidade, com destaque para a Filhos do Tororó, onde assinou seu primeiro samba-enredo, 'Postais da Bahia', responsável por render o título à agremiação.
Ao longo dos anos 1960, também participou de blocos carnavalescos como Alerta Mocidade, Apaches do Tororó e Alerta, ampliando sua atuação no cenário do samba baiano.
A série O Samba nasceu na Bahia será publicada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro, período em que o gênero ganha ainda mais visibilidade por ter sido escolhido como tema oficial do Carnaval de Salvador 2026.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




