Busca interna do iBahia
HOME > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NO CORRER DO AMOR

Novo álbum de Josyara tem parcerias com Liniker, Pitty e Juliana Linhares

AVIA é o terceiro álbum autoral da cantora

Manoela Santos*

Por Manoela Santos*

12/04/2025 - 8:45 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Josyara
Josyara -

Não é de hoje que o amor, a saudade e outros sentimentos inspiram diversos artistas na composição de suas obras, e com a cantora Josyara não é diferente. Ao longo das dez faixas que compõem AVIA, se recém-lançado novo álbum, a cantora fala sobre as emoções comuns aos seres humanos ao longo de suas vidas, tudo isso refletindo a riqueza e a diversidade das referências que integram o seu repertório.

“Eu queria falar de amor, de sentimentos humanos, da raiva, da saudade, mas nesse universo dos relacionamentos, de entregar para o outro e se entregar no mundo também, mas também de se reconhecer e saber seus limites”, explica Josyara.

Tudo sobre Música em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A escolha da palavra “avia” para nomear o disco se deve ao seu significado na linguagem popular nordestina. A expressão é comumente associada ao processo de deixar correr, caminhar, despachar, adiantar. Segundo a cantora, o tom afirmativo e sonoro da expressão reflete o que ela vem realizando a cada lançamento.

AVIA é o seu terceiro álbum autoral, que também assina a co-produção musical, ao lado de Rafael Ramos, e os arranjos de todas as canções. Há canções em parceria com Liniker, Pitty, Juliana Linhares e Iara Rennó; releituras de Anelis Assumpção e Cátia de França e participações de Chico Chico e Pitty em outras duas gravações.

Um albúm cíclico

É nítido que dentre os sentimentos que inspiraram o álbum, o amor possui certo destaque. Mas quem pretende ouvi-lo na expectativa das relações de modo romantizado, da forma convencional, pode acabar se decepcionando. Por meio de ritmos envolventes, a artista fala sobre os prazeres, mas também das decepções associadas a esse sentimento. Isso pode ser observado inclusive na escolha da ordem das músicas. “A escolha da ordem dessas músicas segue também um pouco a ver com essa fluidez das relações, então a ordem foi pensada justamente na narrativa desse personagem que se apresenta, desse eu lírico”, detalha a artista.

Logo na primeira faixa, Eu gosto assim (uma releitura da composição de Anelis Assumpção), ela fala sobre a oposição entre os prazeres e os dissabores cotidianos da vida adulta. “Eu já canto as coisas que me atraem, as coisas que eu gosto e os desgostos também”, afirma. Seguindo a ideia de narrativa proposta pela compositora, em Seiva, segunda faixa, o personagem em questão parece ir ao encontro do próprio prazer. Já em Festa Nada a Ver encara o sentimento amargo da despedida amorosa e as frustrações que se seguem. “E vou ali ao encontro do desejo próprio, da paixão, do desencanto também. Porque a gente cria expectativas, se projeta no outro e também acaba se perdendo na vida, ”, explica Josyara.

Em Ensacado, composição de Cátia de França, ela presta uma homenagem à cultuada artista paraibana, em parceria com Pitty. “Só reafirmo o quanto acho que é uma obra também importantíssima, de ser revista, ser reconhecida, enquanto ela é viva, sabe? E tem muita coisa grandiosa que ela faz. Ela é uma mulher de quase 80 anos, e no palco continua sendo tão inspiradora assim. É um pouco uma homenagem carinhosa de uma fã”, diz.

O disco segue com Corredeiras – que ganhou um videoclipe dirigido por Juh Almeida – e Sobre Nós, composição de Josyara em outra parceria com Pitty. A forte referência rítmica que se apresenta em todo trabalho ganha destaque em De Samba em Samba, canção que evidencia o violão percussivo de Josyara e conta com o trio Thiago da Serrinha no cavaquinho, cuíca e surdo, Carlinhos 7 Cordas no violão de sete cordas e Kainã do Jêje na percussão e bateria. Parceria com Juliana Linhares, Prova de Amor é um “bilhetinho”, um samba de pouco mais de um minuto, mas que diz muito e marca a beleza deste encontro entre duas grandes cantoras e compositoras desta geração.

A música Peixe Coração foi feita em parceria com Liniker em 2019. “O que acho bonito é que ela foi se transformando ao longo do tempo, ganhando outros sentidos, um tom mais lúdico e subjetivo. É a música mais transcendental do disco, na poesia e na forma de falar de amor”, comenta Josyara.

Última faixa do álbum, Oásis (A Duna e O Vento) traz a participação especial de Chico Chico. Apesar de ter pensado a narrativa com base na ordem das músicas, a cantora garante que ao começar pela última faixa, o ouvinte também terá acesso a outra narrativa.

“Se você ouve o disco do final para o começo, também ele vai contar uma história de apaixonamento, de declínio e de empoderamento. Então, eu consigo ver esse esse disco, a narrativa dele muito cíclica mesmo”, relata Josyara.

Festa em dose dupla

Em 2025, além de celebrar o lançamento de seu terceiro disco, a cantora também comemora 20 anos de carreira. Apesar de ter nascido em Juazeiro, Josyara atribui o seu amadurecimento artístico ao período em que viveu na cidade de Salvador, pois na capital baiana teve a oportunidade de fazer cursos e cantar em alguns espaços.

Há 10 anos a artista se mudou para São Paulo, onde reside atualmente e garante que, apesar dos desafios, a cidade abriu muitas portas para o crescimento profissional. Além de cantora, a artista também é compositora, instrumentista e produtora musical. Em relação ao álbum, Josyara pede que as pessoas ouçam do início ao fim, para ter a experiência completa.

“Eu acho que quem puder, quem tiver meia horinha do tempo, de escutar ele todo, vai conseguir mergulhar mesmo na narrativa que o disco quer contar. Claro que cada pessoa vai sentir de um jeito. Mas eu acho interessante tentar escutar o álbum na íntegra”, aconselha Josyara.

Agora, ela se prepara para iniciar os shows de lançamento e a futura turnê, que já está sendo planejada. “Temos uma data de lançamento aqui em São Paulo, que já vamos divulgar, mas será no início de maio. E com esse show a gente pretende circular ao máximo. Temos uma data já em julho para Vitória do Espírito Santo em um festival super importante na cidade. E sem dúvidas, Salvador será incluída nessa turnê”, promete Josyara.

Esperemos que não demore.

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Josyara
Play

Preta Gil recebe homenagem de Gominho em música do Carnaval

Josyara
Play

Lucas Pizane lança single com Majur às vésperas da Festa de Iemanjá

Josyara
Play

Música do carnaval 2026: conheça os hits na disputa

Josyara
Play

Vídeo: Ivete surge emocionada ao cantar música romântica após separação

x