Busca interna do iBahia
HOME > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Salvador recebe festival com shows gratuitos, comidas e atrações infantis

Três fins de semana com muita música para adultos e crianças no Itaigara

Maiquele Romero*

Por Maiquele Romero*

06/01/2026 - 5:17 h | Atualizada em 06/01/2026 - 6:19

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque
Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque -

Neste final de semana, enquanto o sol ainda se espalha com calma sobre o verde do Parque da Cidade, os visitantes encontram um ritmo próprio. Famílias chegam cedo, crianças correm pelo gramado, grupos se formam à sombra das árvores e, pouco a pouco, a música assume o papel de fio condutor do encontro. É nesse cenário que o

Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque
Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque | Foto: Divulgação

Festival do Parque retorna em 2026, transformando um dos principais espaços urbanos da capital em ponto de celebração, convivência e diversidade sonora ao longo de três finais de semana do verão.

Tudo sobre Música em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Consolidado como um evento gratuito e democrático, o festival chega à sua quarta edição ocupando o Parque da Cidade, no Itaigara, nos dias 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25 de janeiro, sempre aos sábados e domingos, a partir das 9h.

Com programação distribuída entre o gramado e a Concha Acústica, ambos sujeitos à lotação, o Festival do Parque reúne artistas de diferentes estilos e gerações, usando a música como linguagem comum em um espaço pensado para ser vivido ao longo do dia.

A abertura acontece no sábado (10), com Thathi se apresentando pela manhã no gramado. À tarde, a programação se volta ao público infantil, com os shows do Mundo Bita e de Tio Paulinho, dando início a uma agenda que se estende por três finais de semana. No domingo (11), o parque ganha clima de grande celebração, com Banda Eva e Jau na Concha Acústica, enquanto a DiDengo leva sua música para o gramado.

Ao longo do mês, o Festival do Parque segue reunindo nomes, como Uel, Jeanne Lima e Klessinha, no sábado (17). No domingo seguinte (18), sobem ao palco Thiago Aquino, além do Bailinho de Quinta, enquanto Ruan Santana se apresenta no gramado. O último fim de semana começa no sábado (24), com Filipe Escandurras, e se encerra no domingo (25), quando Tomate e Filhos de Jorge comandam a Concha Acústica e a banda Mamacita ocupa o gramado.

Festival cresce com a cidade

A curadoria diversa é uma marca do Festival do Parque desde suas primeiras edições. Segundo a produtora Márcia Mamede, o crescimento do projeto se deu tanto em programação quanto na forma de ocupar o espaço. “Desde a primeira edição, o Festival do Parque cresceu muito, especialmente em programação e ocupação do espaço. No início, acontecia apenas em um único dia, no domingo, e hoje incluímos também o sábado, sempre aos finais de semana”, explica.

Ela destaca que a ampliação para o gramado permitiu descentralizar os shows e criar novas experiências para o público. “O que se manteve como essência é o caráter democrático do festival: um evento gratuito, acessível, que convida pessoas de todas as idades a ocuparem o parque, celebrarem a cultura e viverem a cidade de forma mais afetiva”.

Essa diversidade também se reflete na programação musical. No domingo, dia 11, o festival estará em festa com Banda Eva e Jau se apresentando na concha, enquanto o grupo Di Dengo leva sua música para o gramado. A Banda Eva aposta em um repertório pensado especialmente para o clima do parque. “A gente pensa o repertório de acordo com a energia do lugar e do público. Para o Festival do Parque, a proposta é um show muito vibrante, que dialogue com essa experiência ao ar livre, com a família, com os amigos”, afirma Felipe Pezzoni, vocalista.

Clássicos da banda dividem espaço com canções recentes. “A ideia é misturar passado, presente e esse momento especial que a gente está vivendo agora, num show pensado para cantar junto do começo ao fim”.

Ocupação do espaço

No gramado, ainda no dia 11, a DiDengo leva ao público um show marcado pela proximidade e pela leveza. Para Biel Brito, vocalista da banda, o ambiente influencia diretamente a apresentação. “O show ao ar livre, de dia, pede uma troca mais direta, mais leve. A gente pensa menos em impacto visual de palco e mais em presença, em olho no olho, em criar um clima de encontro mesmo, mais família”. De acordo com o cantor, integrar a programação do festival tem um significado especial. “Salvador tem uma relação cada vez mais estreita com o espaço público, com a rua, com o parque, com o encontro. Fazer parte de um festival que valoriza isso, especialmente no verão, tem tudo a ver com o que a DiDengo acredita”, afirma.

A relação entre música e espaço urbano também é destacada pela Banda Eva. “Eventos como o Festival do Parque reforçam isso, democratizam o acesso à música e movimentam a cidade de uma forma muito positiva”, avalia Felipe.

Celebração de ciclos

Responsável por abrir o festival, Thathi destaca o simbolismo de se apresentar pela manhã, horário pouco comum para shows. “Eu adoro a manhã, início de ciclos. A manhã raramente é palco para shows do nosso dia a dia, mas o Festival do Parque já traz essa oportunidade de começar o dia com música boa, isso traz leveza e ânimo para o resto do dia”. No repertório, a artista apresenta um espetáculo dedicado à obra de Rita Lee.

“O público pode esperar releituras dançantes e emocionantes com muita energia. É uma verdadeira celebração, onde todos cantam juntos os maiores hits da eterna rainha do rock nacional”, conta.

Ao falar sobre sua trajetória artística, Thathi ressalta a mistura de referências que atravessa seu trabalho. “Eu tenho essa multiplicidade no meu trabalho, tenho muita influência do rock, do pop e sobretudo da MPB; e por ser guitarrista, além de cantora e compositora, nada pra mim surge dentro desse universo como algo isolado”.

Viver o parque

Além dos shows, o Festival do Parque aposta em uma experiência ampliada, com praça de alimentação, feira de artesanato e atividades culturais ao longo do dia. “Queremos que as pessoas cheguem ao parque não apenas para assistir a um show, mas para passar o dia, circular, encontrar amigos, levar crianças, consumir cultura e se sentir parte daquele espaço”, afirma Márcia Mamede.

O cuidado com o espaço natural também é parte central da organização. “O principal desafio é ocupar o parque de forma responsável e respeitosa”, diz a produtora, citando ações voltadas à limpeza, acessibilidade e preservação ambiental.

Para Graco, guitarrista do Bailinho de Quinta, que se apresenta no domingo (18), o festival sintetiza um encontro entre música, cidade e convivência. “O Festival do Parque é um momento de celebração da música feita na Bahia, um festival diverso, que contempla gêneros musicais variados e atrai um público amplo, momento em que as famílias se reúnem para curtir os shows juntos. E tudo isso no Parque da Cidade, um espaço lindo na cidade de Salvador”.

O Festival do Parque tem patrocínio da Claro – através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – e da Prefeitura Municipal de Salvador, através do Viva Cultura. O apoio é da Coca-Cola.

Festival do Parque / Sempre aos sábados e domingos: dias 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25, partir das 09h até o final do dia / Com Tomate, Banda Eva, Jau, Thiago Aquino, Filhos de Jorge, Bailinho de Quinta e mais / Concha Acústica do Parque da Cidade (Itaigara) / gratuito

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Festival do Parque parque da cidade Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque
Play

Há 30 anos, Michael Jackson eternizava o Pelourinho em clipe histórico

Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque
Play

Preta Gil recebe homenagem de Gominho em música do Carnaval

Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque
Play

Lucas Pizane lança single com Majur às vésperas da Festa de Iemanjá

Banda EVA será uma das atrações do Festival do Parque
Play

Música do carnaval 2026: conheça os hits na disputa

x