AMAZÔNIA
Desmatamento bate recorde no primeiro trimestre de 2022
Segundos dados do Deter, 941,3 km² do território da Amazônia Legal foram desmatados
Conforme os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) divulgados nesta sexta-feira, 8, no primeiro trimestre deste ano, 941,3 km² do território da Amazônia Legal foram desmatados, o que representou uma alta de 54%, se comparado com janeiro, fevereiro e março de 2021.
Segundo o levantamento, a Amazônia registrou 312,23 km² de desmatamento apenas em março, índice 15% menor do que o mesmo período, em 2021. Mesmo com a tímida redução, o primeiro trimestre de 2022 foi o pior registrado na série histórica do Inpe. A área equivale a quase três vezes o estado do Goias.
No começo de março, o órgão divulgou os alertas de desmatamento de fevereiro, que chegavam a 199 km². Tratou-se do maior indicador para o mês desde 2016, início da série histórica do Deter-B. Houve um aumento de 61% em comparação com fevereiro do ano passado.
Os números repercutiram justamente pela região não ser tão visada por criminosos ambientais nos primeiros meses do ano, Geralmente, o período entre dezembro e março costuma registrar baixos índices devido ao tempo chuvoso na região.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes