Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/06/2024 às 0:00 - há XX semanas | Autor: Editorial

EDITORIAL

200 milhas de oportunidades

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Imagem ilustrativa da imagem 200 milhas de oportunidades
-

Desde os primórdios da civilização, quando barcos transportavam mercadorias para o comércio e equipamentos de guerra, o ambiente marítimo tem sido um dos fundamentos do convívio, constituindo 30 séculos de metamorfose.

Por suposto, todas e todos quantos elevem ao alto da hierarquia de valores o desenvolvimento das sociedades tomam como alicerce o apoio a iniciativas como a registrada em encontro programado para hoje em Salvador. Trata-se do II Fórum de Economia do Mar, realizado no período de 9 às 18 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Entre os principais temas em debate estão o da Amazônia Azul, como passou a ser nomeada a vastidão de águas marítimas do gigantesco país, bafejado pela benevolência do esplendor, não apenas de formosuras, mas também riquezas. Maior baía tropical navegável do mundo, e ocupando posição central na costa brasileira, a Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, é apontada como Capital da Amazônia Azul.

A proposta do encontro é pautar-se por conhecimento, reunindo argumentos de especialistas nas dádivas líquidas, verificando-se estratégias e oportunidades mercadológicas e concedendo-se a palavra também a cientistas que se debruçam sobre o uso e a riqueza dos recursos naturais existentes nos mares e oceanos.

“Inovações sustentáveis” é uma expressão correspondente à intencionalidade dos organizadores do evento, beirando à dimensão altaneira da soberania, quando se trata de 200 milhas brasileiras a estimular, monitorar e proteger, associando vocação econômica a segurança nacional.

Do esforço incansável do pescador artesanal às grandes articulações entre as companhias de maior porte, conforme vem sendo incentivado pelo governo do estado, a conversa de tão elevado grau de conhecimento humano inclui as pautas urgentes.

Entre estas, distinguem-se em clarividência a logística, a defesa, a engenharia de petróleo e gás, o aproveitamento dos cardumes, a mineração, o turismo e a náutica, abrangendo possibilidades viáveis de melhor proveito possível.

Assuntos relacionados

Amazônia Azul economia do mar Fórum de Economia Indústria naval Recursos Naturais Marinhos Sustentabilidade Marítima

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Amazônia Azul economia do mar Fórum de Economia Indústria naval Recursos Naturais Marinhos Sustentabilidade Marítima

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Amazônia Azul economia do mar Fórum de Economia Indústria naval Recursos Naturais Marinhos Sustentabilidade Marítima

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA