Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPINIÃO

A arte de cuidar

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Por Editorial

06/12/2024 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem A arte de cuidar
-

Preciosa é a tarefa de cuidar de si, mas também do outro, um polo retroalimentando o outro, ganhando espaço quando se verifica a escalada da longevidade, a exigir não apenas políticas públicas por parte dos governos, pois é preciso darem-se as mãos todas e todos para gerar plena solidariedade.

O Legislativo fez a sua parte, ao aprovar o Plenário do Senado o Projeto de Lei 5.791/2019, criando a “Política Nacional de Cuidados” a fim de promover ações visando garantir direitos e promover melhorias nas relações profissionais ou/e ou afetivas, incluindo as famílias.

Agora, cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proceder a sanção, embora não se esgote em sua assinatura a luta por implementar um tal convívio saudável, em um país no qual a violência tem sido um adversário a ser vencido, alarmando todas as idades.

O projeto nasceu no Executivo, recebeu boas contribuições da Câmara dos Deputados e representa convergência entre os partidos, pois é bandeira capaz de unir, conforme verificado nos diálogos no Congresso Nacional, destacando-se a Comissão de Direitos Humanos.

A proposta está embasada em itens como a formação continuada para funcionários públicos, a oferta de serviços para quem cuida e é cuidado, repercutindo na valorização de ofícios como os de enfermagem e de serviço social, entre outros voltados para socorrer e disseminar bem-estar.

Já há uma profissão, a de “cuidadores”, cuja denominação sinaliza o quanto a sociedade demanda especialistas nestes deveres de compreender, acolher e dar a atenção devida a quem está mais fragilizado, tendo como contrapartida o reconhecimento pecuniário e moral por sua inequívoca dedicação.

O alcance vai muito além de veteranas e veteranos, pois os beneficiários das atividades de cuidar são também as crianças, com ênfase para a primeira infância, adolescentes e pessoas com deficiência, cabendo a um rateio de União, estados e municípios os investimentos visando construir um país no qual as pessoas possam se cuidar melhor umas às outras.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA