Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPINIÃO

Cinema e encantamento

Confira o editorial desta quinta-feira, 2

Editorial

Por Editorial

02/10/2025 - 8:09 h
Imagem ilustrativa da imagem Cinema e encantamento
-

O sucesso do Open Air Brasil faz jus a merecidos aplausos pela aposta no resgate da experiência do contato com a telona cinematográfica, desafiando costume imposto pela facilidade das tecnologias ao estimular o apego às linhas. Não se trata de escolha fortuita, pois o bom filme, além da partilha do conteúdo em coletivo, tem efeito distinto da experiência individual e um tantinho egóico da rolagem de textos e busca de mensagens rápidas.

Recuperar o prazer de ir ao cinema é missão que tem todo o apoio do grupo A TARDE, com a ressalva de evitar dissensões; ao contrário, o objetivo é reabilitar a sétima arte, sem rejeitar os avanços tecnológicos. Devem ser complementares as opções de fruição estética e cognitiva, lembrando não terem as máquinas o poder do protagonismo, cabendo às consciências humanas as escolhas de como melhor tirar-lhes proveito.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A decisão de apoiar a exibição das películas, em conforto adicional da maior tela de cinema do mundo, vem junto a outra iniciativa compatível com o momento único: a exposição de perfil didático e informativo. Coube ao Centro de Documentação e Memória (Cedoc) de A TARDE o trabalho de identificar e organizar aspectos relacionados a fotos raras, curiosidades e marcadores históricos, dando a conhecer a rica trajetória do audiovisual da Bahia.

Entre os destaques da mostra, coincidindo programação dos filmes exibidos e a respectiva menção expositiva a realizadores e suas obras, estão “3 obás de Xangô”, de Sérgio Machado; e “Malês”, de Antônio Pitanga. Fica ainda como legado a referência de impulso a uma manifestação cultural, quando duas marcas de relevo na sociedade – e seus apoiadores – atualizam suas potências em prol de um projeto de inegável contribuição.

A quem restar alguma dúvida desta proposição verdadeira, pode conferir a iniciativa até o dia 12 de outubro, no Centro de Convenções da Boca do Rio. Como acréscimo ao valoroso tema, há a etapa do “cinema inflável”, percorrendo municípios do interior, convidando pessoas a apreciarem enredos e cores, anexo ao encantamento atribuído à formidável mídia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

3 obás de Xangô A TARDE Bahia cedoc Centro de Convenções da Boca do Rio cinema ao ar livre Cinema Inflável cultura brasileira exposição didática Filmes baianos Malês memória audiovisual Open Air Brasil sétima arte

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x