Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Cuidado com a gripe

Confira o editorial de A TARDE desta quarta-feira

Editorial

Por Editorial

09/07/2025 - 3:35 h
Vacinação contra a gripe segue em Salvador
Vacinação contra a gripe segue em Salvador -

Seja por destemor, desconfiança, desdém, negligência consigo mesmo ou outro motivo a ser investigado, a cobertura vacinal contra a gripe alcança, em Salvador, três entre cada grupo de 10 pessoas, apesar das condições climáticas.

Poderia a baixa temperatura produzir estímulo para a procura dos imunizantes, sabendo-se a maior exposição do sistema respiratório às síndromes, no entanto, os gestores da saúde pública observam um desinteresse difícil de entender.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A oferta da vacina, a partir dos bebês de seis meses, produz a sensação de compromisso das autoridades, em flagrante contraste com o desprezo pela vida de período recente, até 2022, quando o governo sequer respondia a fabricantes.

Hoje, três anos depois, é tempo suficiente para uma maior consciência da relevância de prevenir-se, exceto quem prefere aventurar-se à circulação dos vírus, com suficiente capacidade de levarem a óbito os infectados.

Como agravante para o cenário de paradoxo, empresas privadas não dispõem de estoque, enquanto somente em Salvador há 162 salas de vacinação nas quais se pode atualizar a caderneta virtual ou de papel – gratuitamente.

O Ministério da Saúde tem feito a sua parte na distribuição do medicamento, além de investir em campanhas de orientação, mas a frequência aos postos fica aquém do esperado mesmo com as facilidades divulgadas.

As equipes de servidores aguardam a demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; as redes sociais e outros recursos de internet informam os endereços; estão disponíveis locais de grande fluxo, como estação rodoviária e shoppings.

Quem enfrenta dificuldades de locomoção, por deficiência ou limitação produzida pela idade, tem como solicitar atendimento, por telefone, à unidade de saúde mais próxima, com o objetivo de marcar uma visita do servidor.

Nos outros 416 municípios baianos, além da capital, os imunizados acompanham o percentual soteropolitano, alcançando 36%, muito distante dos 90% estabelecidos como meta para evitar contaminação pela perigosa influenza.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vacinação contra a gripe segue em Salvador
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x