Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO

OPINIÃO

De volta ao convívio

Confira o editorial do jornal A TARDE deste sábado

Editorial
Por Editorial
Imagem ilustrativa da imagem De volta ao convívio
Foto: Divulgação

O desenvolvimento de uma sociedade não se mede apenas por gráficos de riquezas produzidas, mas também pode ser verificado nas ações de amparo. Uma das mais indicativas deste progresso afetivo, considerando a virtude de socorrer quem está frágil, é a recuperação da dignidade de quem está na rua.

A população desabrigada, perambulando sob viadutos, carregando seus papelões de dormir, por certo não escolhe estar assim porque quer. A Organização das Nações Unidas segue este pressuposto como verdadeiro, ao incentivar o acesso a direitos, inclusão e dignidade a quem perdeu seus lares.

Tudo sobre Opinião em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A Bahia responde sim a este chamamento, ao inaugurar equipamentos do Programa Corra pro Abraço, atuando na prevenção do abuso de psicoativos. O bairro de Águas Claras e o Pelourinho já contam com imóveis, equipamentos e equipes de servidores voltados a prestar o necessário atendimento.

O trabalho é acompanhado de perto pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, ao verificar a expansão do programa humanitário. Os investimentos de R$ 70 milhões alcançam os territórios de identidade, beneficiando toda a sociedade quando o cidadão e a cidadã são reintegrados.

A iniciativa converge com a expectativa do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, pois trata-se de dar a mão a quem mais precisa. A oferta do serviço público reconhece a dignidade da pessoa humana, sem recorrer a humilhações, favorecendo a redução de danos.

Em cada exemplo de reabilitação, fica comprovada a importância de dar oportunidade a quem caiu, em vez de criminalizar o sujeito já vulnerável. A transformação não ocorre por mágica, e sim graças a métodos aprovados em estratégias de suporte psicossocial aplicadas por bons profissionais.

O poderoso mutirão do bem agrega ainda restaurantes populares e outras ações de acolhimento como a desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O resultado vem em forma de pessoas reabilitadas para o bom convívio social.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

apoio psicossocial Desenvolvimento Social direitos humanos população em situação de rua programas de amparo reabilitação social

Relacionadas

Mais lidas