Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPINIÃO

Desaparecidos

É preciso verificar as chances de remendar emergencialmente este grande furo social, mais um de tantos a serem vencidos pelo Brasil

Redação

Por Redação

04/02/2026 - 0:15 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Imagem ilustrativa da imagem Desaparecidos
-

Uma fonte de angústia, chegando às raias do desespero, é sofrer cotidianamente a saudade de uma pessoa desaparecida. Como agravante, no Brasil, três em cada 10 ocorrências são registros relacionados a crianças e adolescentes.

Os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) indicam 84 mil casos, dos quais 24 mil ou 28% com menos de 18 anos. Com a ressalva do método, ao analisarmos na mesma planilha os números de um país continental, os BOs das delegacias de polícia acumulam 67 por dia.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Aumentou em 8%, no ano de 2025, a quantidade de desaparecimentos notificados às polícias civis em comparação ao ano anterior. Os homens constituem maioria adulta; entre crianças e teens, as meninas e moças desaparecem mais, cotejando-se aos rapazes.

Enquanto isso, é preciso verificar as chances de remendar emergencialmente este grande furo social, mais um de tantos a serem vencidos pelo Brasil. Para tanto, percebe-se a importância de identificar repetições a fim de proceder uma defesa eficiente.

Um dado temporal confirma a hipótese de os sumiços ocorrerem no período entre sexta-feira e domingo. Ainda não há estudo sobre a influência da internet no avanço do número de desaparecimentos, com os possíveis prós e contras.

A velocidade de construção e desconstrução de relacionamentos pode escorar-se na mudança muito rápida de padrões de sociabilidade. Por outro lado, as redes favorecem a localização, com prognóstico seguro de um empate entre o lado bom da internet e o uso sombrio.

São três tipos, o voluntário; o involuntário (sem violência); e o forçado. Dentro de voluntário, tem a subcategoria estratégico, quando a pessoa decide desaparecer para escapar do risco de conviver com um companheiro violento, Dívidas com tráfico ou agiotas; vontade de mudar de vida; tédio por um casamento rotineiro; medo dos compromissos, são outros possíveis motivos.

Há sete anos, o Brasil dispõe de uma política nacional de busca de pessoas desaparecidas, a intenção foi boa, falta fazer coincidir o texto e a realidade da vida.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

crianças desaparecidas desaparecimento estatísticas de segurança impacto da internet política nacional de busca saudade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x