Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Dezembro laranja

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Por Editorial

10/12/2024 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Dezembro laranja
-

Nós não conseguimos ver, mas podemos sentir os raios ultravioleta. E a exposição excessiva é um dos fatores de risco para o câncer de pele, o mais comum no Brasil em homens e mulheres, portanto é preciso divulgar com maior alcance as medidas preventivas e a importância de se visitar o médico dermatologista a fim de buscar a necessária cautela de fazer exames.

A campanha Dezembro Laranja visa conscientizar sobre táticas de proteção contra a doença, cuja incidência chega a 3 entre cada 10 tumores malignos registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. Ademais, se não for diagnosticado em tempo para tratamento, o tipo “melanoma” pode invadir todo o organismo sem permitir chance de defesa.

Este tipo de enfermidade passa despercebido em relação aos sintomas, pois além de não causar dor, pode disfarçar-se em pouco visíveis lesões cutâneas, nestes casos, sugerindo maiores chances de manterem-se vivas as pessoas prudentes e capazes de cuidarem de si mesmas e dos outros próximos, por incentivarem a investigação ao primeiro vestígio.

Algo peculiar é o fato de a radiação produzir efeito cumulativo, além de a melanina camuflar algum indício, sem oferecer contrapartida de imunidade, justificando, assim, o uso de protetor solar para todos os tons de epiderme, lembrando o caso emblemático de Bob Marley, indo a óbito após complicações resultantes de uma aparente ferida num dedo do pé.

Aumenta a preocupação dos especialistas, verdadeiramente dedicados à arte de Asclépio, a crescente exposição ao sol, dada a redução do efeito protetivo da camada de ozônio, situada até 35 quilômetros de altitude, na estratosfera, devido às ações antrópicas de emissão de poluentes, contradizendo a suposta racionalidade humana.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, envolvendo os profissionais baianos coordenados pela doutora Maria Clara Gordiano, intensificou neste mês as atividades gratuitas para verificar condições de possíveis.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA