Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Dignidade no Carnaval

Acordo histórico garante dignidade a 20 mil na folia de Salvador, combatendo a superexploração

Redação

Por Redação

08/11/2025 - 8:47 h
Pacto do Carnaval foi assinado em Salvador na sexta-feira, 7
Pacto do Carnaval foi assinado em Salvador na sexta-feira, 7 -

Multidões trabalhando em contexto adverso, a fim de faturar seus caraminguás, em troca de prestações de serviço aviltantes, precarizando relações de compra e venda de mão de obra, enquanto tocam os trios elétricos em altos decibéis.

O movimento, agora, é de superação deste paradigma, a ponto de fazer da capital baiana referência de condições dignas, graças ao Pacto de Promoção do Trabalho Decente no Carnaval de Salvador.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O acordo foi assinado em cerimônia com a presença do alto escalão da República, tal a importância do momento histórico, destacando-se o ministro do Trabalho Luiz Marinho e os protagonistas, governo do estado e prefeitura. Uma vez mais juntas, em alvissareira sintonia, as autoridades responderam à chamada da cidadania, resultando em otimismo para cerca de 20 mil trabalhadoras e trabalhadores, em contrato com prazo inicial de 60 meses.

O movimento é de superação de paradigma, a ponto de fazer da capital baiana referência de condições dignas, graças ao Pacto

Sede da maior festa de rua do mundo, a folia baiana reúne 1 milhão de pessoas e movimenta R$ 7 bilhões, servindo também de modelo de inteligência em segurança pública. Faltava, no entanto, reparar os erros de antigos carnavais, quando se tratava a classe trabalhadora em moldes análogos à superexploração do início da era das máquinas, a “Revolução Industrial”, transposta para o ambiente multicultural.

O compromisso firmado na Bahia tende a ecoar para outros estados, no formato intergovernamental, consistindo em uma articulação com perfil para ser copiada, quando se observa a compreensão entre agentes políticos de campos distintos.

Em um Estado Democrático e de Direito, no qual se precisa fazer valer o respeito à dignidade recomendada na Constituição, não podiam faltar membros do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para ter maiores chances de dar certo, o pacto conta com entidades patrocinadoras, no desenho de gestão compartilhada, garantindo, enfim, condições salubres para cada sujeito e sujeita coautora da gigantesca gandaia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

carnaval Carnaval de Salvador Editorial A TARDE

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Pacto do Carnaval foi assinado em Salvador na sexta-feira, 7
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x