Editorial - A arte de saber enganar | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - A arte de saber enganar

Publicado quinta-feira, 07 de abril de 2022 às 00:30 h | Autor: Da Redação
A ampliação do número de acusações chega a 14 e tende a elevar-se à medida 
do avanço da coleta 
de denúncias
A ampliação do número de acusações chega a 14 e tende a elevar-se à medida do avanço da coleta de denúncias -

Assim como o aprimoramento do caráter é continuamente incentivado pelo exercício das virtudes, o oposto pode ocorrer, com o nocivo costume das práticas viciosas, em maus exemplos verificados na conduta do vereador pelo Rio de Janeiro Gabriel Monteiro.

O ex-policial filiado ao PL, partido de Jair Bolsonaro, ao qual declara plena submissão, estaria envolvido em delitos de fraude na produção de vídeos distribuídos pela internet, utilizando-se da fragilidade de pessoas em situação de rua.

Além de maquinar roteiros de supostos favores, em talentosa arte cênica, o elemento teria revelado, em seu torpe comportamento, total desprezo pela cidadania, em maligna oficina de enganação, deixando estupefatos os colegas reunidos na Comissão de Ética.

Em placar unânime de 7 votos contra zero, perdera o acusado a oportunidade de construir uma carreira bem-sucedida na política, embora em seu direito garantido de ampla defesa possa livrar-se da cassação, ao final do trâmite regulamentar de 90 dias.

A ampliação do número de acusações chega a 14 e tende a elevar-se à medida do avanço da coleta de denúncias realizada pelo Ministério Público, envolvendo crimes de estupro e assédio, entre outras tipificações em lei.

Além de alertar os titulares das casas legislativas de todo o país, pois não estão isentas de acoitar irregularidades deste tipo, o caso é mais um a apontar para o risco da inclusão digital em gráfico de contraste proporcionalmente direto ao despreparo dos usuários.

As “criaturas do ciberespaço” estariam propensas a conferir confiabilidade a conteúdos falsos, em fácil indução à mentira por emissores mal intencionados: com base em números de adesão ingênua ou maliciosa, são 6 milhões de seguidores em rede social do parlamentar, eleito com 60 mil votos.

Cabe destacar o papel da Imprensa, na fiscalização por via da pauta bem elaborada, tendo a equipe do programa Fantástico, da Rede Globo, lavrado o tento contra os disfarces de quem posava de bom moço, travestido da sua condição original.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS