Editorial - Educação digital | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - Educação digital

Publicado quarta-feira, 05 de janeiro de 2022 às 00:01 h | Atualizado em 05/01/2022, 07:56 | Autor: Da Redação

A utilização da internet como ferramenta decisiva para a formação dos brasileiros, alcançando perfil de indispensável, justifica a medida provisória recém-editada pela Presidência da República, ao destinar R$ 3,5 bilhões para o acesso à rede informática nas escolas, já em vigor.

Ganha a educação básica do país um reforço necessário, considerando os benefícios das tecnologias, se seu bom uso for conduzido pelo acesso responsável à informação, visando ao conhecimento, acompanhado da virtude da moderação como forma de evitar excessos. 

A conexão de estudantes resulta em um melhor resultado na busca por forjar o caráter dos aprendizes, além de ampliar a capacidade dos professores, devido aos poderes da instantaneidade no acesso aos dados, além da velocidade e do armazenamento seguro.

O aumento do repertório das classes da rede fundamental de ensino, portanto, precisa desta condução dos educadores, pois as máquinas também poderiam produzir o objetivo oposto ao desejado, graças à disseminação de conteúdos falsos ou de inclinação moral adversa.

Seria irreversível a adesão ao mundo digital, considerando a dinâmica contemporânea, na qual, a presença física já não responde totalmente às demandas da juventude, afeiçoada aos comandos e cliques, em constantes experiências no rumo fascinante das descobertas.

As alterações nos padrões de sociabilidade implicam a busca, não apenas dos saberes especializados, mas também de complementos e capacitações para o trabalho, acrescentando-se os relacionamentos, muitos deles gerados e nutridos em meio virtual.

Cabe aos senadores e deputados aprovar a MP, no período máximo de 120 dias, para garantir que não perca a validade o texto publicado em boa hora, na edição extra do Diário Oficial da União, conforme assinatura do presidente Jair Bolsonaro.

Sai ganhando a cidadania, na perspectiva de um maior desenvolvimento, tendo por causa material este impulso decisivo para posicionar o Brasil no rumo de uma humanidade capacitada a aprimorar continuamente o convívio visando à felicidade geral.

Publicações relacionadas