Editorial - Salvador de volta | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - Salvador de volta

Publicado domingo, 12 de setembro de 2021 às 06:00 h | Autor: Da Redação
Capital baiana tem 1 milhão de imunizados | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Capital baiana tem 1 milhão de imunizados | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE -

Tomando por pressuposto a vitória como melhor remédio, Salvador tem hoje a comemorar, além de um milhão de imunizados contra a Covid-19, a recuperação da confiança no convívio, rumo a um cenário próximo daquele de antes da pandemia, se mantida a feliz estratégia. 

Uma demonstração desta fase auspiciosa é o retorno ao horário do comércio, como efeito do esforço capaz de mobilizar os gestores públicos e os cidadãos dotados da capacidade de convencer-se das boas razões para buscar proteção. 

Não é o momento de esmorecer, pois sabe-se da importância de derrotar o inimigo microscópico, sem dar-lhe qualquer oportunidade de reação, daí seguir em frente a campanha em busca de braços para os imunizantes.  

A primeira capital torna-se, assim, um gigantesco laboratório vivo, no qual comprova-se o acerto da produção de conhecimento como arma contra o Sars-Cov-2, pois com a cobertura vacinal, tem sido possível reduzir as taxas de infectados, óbitos e internados em UTI.  

A chance de maior aproximação, ao reduzir o distanciamento para um metro, aumenta expectativa da liberação, em breve, dos abraços, para proveito de um povo famoso pela afetividade, capaz de expressar suas genuínas emoções por meio de linguagens diversas. 

A regra válida para estabelecimentos como escolas, bares, restaurantes e centros comerciais pode sinalizar um ensaio para retomada da pulsação anterior, reaquecendo o ritmo dos encontros, na escalada de elevação da temperatura, próximo à chegada da Primavera.  

A condução dos trabalhos em defesa da saúde coletiva tem como valor principal a segurança, determinante de recuos na escolha de medidas restritivas, nos períodos de pico do contágio, superada a impaciência de quem não entendia o porquê de tantos cuidados.

Iniciada em janeiro, a escalada de imunização, a despeito da irregularidade das remessas pelo Ministério da Saúde, apresenta consequência benfazeja, restando apostar na volta da plena alegria das festas para celebrar o desenvolvimento, como é o jeito de ser-Salvador.  

Publicações relacionadas