Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
15/09/2023 às 6:00 - há XX semanas | Autor: Editorial

EDITORIAL

Editorial - Viva a democracia

Confira o editorial do Grupo A TARDE desta sexta-feira

15 de setembro é comemorado o Dia da Democracia
15 de setembro é comemorado o Dia da Democracia -

Muito se diz da democracia, nem sempre lembrando de suas origens quem apoia ou combate o “governo do povo”, em tradução aligeirada do grego, idioma no qual este tipo de regime erigiu-se há coisa de 25 séculos.

Hoje é o dia internacional da resistência desta forma de gestão, na qual a voz e o voto da cidadania são levados, ao menos deveriam ser, em alta conta pelos eleitos, administradoras e a população em geral.

Ao criar a data dedicada ao sistema de maior potencial de participação popular, em 2007, a Organização das Nações Unidas vem promovendo esta arquitetura política por entendê-la coerente com o respeito aos direitos humanos.

Para os brasileiros, 2023 começou em alerta para a importância da presença firme das instituições republicanas, com o pronto contra-ataque levado a cabo como rechaço à invasão das sedes dos três poderes, no histórico Oito de Janeiro.

A lição incentiva táticas para sustentar o escudo das liberdades no país, tomando como fundamento do convívio universal a tolerância e até a admiração pelos divergentes na lógica de guardar lugar para todas e todos na sociedade.

A defesa do ideário consagrado como mais próximo da ideia perfeita de igualdade tem no Brasil um baluarte admirável e corajoso, o Supremo Tribunal Federal, ora em fase de julgamento de ações penais contra quatro réus.

São tipificados como golpistas, ao apoiarem asqueroso golpe de Estado, eles mesmos perpetrando ações violentas, materializadas na invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do órgão máximo do Poder Judiciário.

Não se espera hesitação dos magistrados da principal corte, na oportunidade de mostrar firmeza e punir a fúria dos criminosos, aplicando aos violentos transgressores o máximo rigor da legislação vigente, conforme a Constituição.

A pena de detenção por maiores períodos terá efeito pedagógico a fim de desencorajar surtos totalitários, considerando o voto direto, secreto e eletrônico único método possível para alcançar o poder, em meio lícito, legal e viável.

Assuntos relacionados

editorial

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

editorial

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

editorial

Publicações Relacionadas

A tarde play
15 de setembro é comemorado o Dia da Democracia
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA