Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPINIÃO

Entranhas corrompidas

Confira o editorial do jornal A TARDE dete sábado, 30

Redação

Por Redação

30/08/2025 - 7:45 h
Imagem ilustrativa da imagem Entranhas corrompidas
-

Ultrapassou, e desobeja, a característica de mais uma ação articulada das polícias, a “Operação Carbono Oculto”: não se limitou a prisões, bloqueios de bens e desmantelamento de esquemas alinhando bandidos e “investidores”.

Foi muito além a inteligência policial, em meio ao combate à sonegação e “lavagem” de dinheiro no setor de combustíveis: revelaram os investigadores as entranhas corrompidas de um mercado controlado por organizações criminosas.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As equipes de 1.400 agentes públicos espalhados em 10 estados “desoculturam” o “carbono”, entendendo a metáfora utilizada no nome da operação como método de comprovar a participação de ao menos mil postos de combustíveis.

Não se limita a alça de mira perfeita a ocultar patrimônio construído ilicitamente por grupos os quais não se sabe nomear “empresariais” ou “clandestinos”, resultando a sensação de erosão no conceito de um só edifício criminal híbrido.

Às autoridades governamentais não se pode deixar de louvar o destemor e a capacidade de romper comumes quem a cuja origem não se deu da noite para o dia,pois o tráfico de narcóticos já não cabia em si mesmo, daí o “Carbono Oculto”.

Os elos das redes de combustíveis, desde importação, produção, distribuição e comercialização ao consumidor final passavam pela ocultação e blindagem do patrimônio, via empresas de tecnologia financeiras, as chamadas “fintechs”.

Também os fundos de investimentos estão envolvidos nas estratégias levando a 40 endereços da avenida Faria Lima,símbolo da “prosperidade”; vê-se agora o quanto esta máscara não sustenta o perfil.

Os mandados de busca e apreensão em 350 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, podem indicar novas trilhas buscando desbaratar outras quadrilhas, como é de interesse da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

As ações judiciais cíveis já em trâmite buscam bloquear mais de R$ 1 bilhão; no entanto, pelo entrosamento e engajamento das forças associadas para fins delituosos, o montante inicial projeta a perspectiva de escalada na subtração das cifras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Operação Carbono Oculto PCC setor de combustíveis

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x