Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Estímulo à prevenção

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Por Editorial

15/07/2024 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Estímulo à prevenção
-

A campanha de coloração mensal para combate a enfermidades destaca o “Julho Amarelo”, alertando para importância de combate a hepatite, inflamação no fígado com potencial de levar a óbito sem demora se já estiver avançada.

O diagnóstico pode ser causado por vírus, uso excessivo ou indevido de medicamentos, “mix” de bebida alcóolica e psicoativos, além do efeito de outras doenças de perfil autoimune, bem como herança genética.

A gestora do movimento promovido em escala planetária é a Organização Mundial de Saúde, ao verificarem seus pesquisadores a incidência do tipo C em número compatível com o de epidemias.

Não há hipótese de sobrevida sem o bom funcionamento do órgão produtor de substâncias necessárias, um armazém de nutrientes, regulador de taxas de glicose, sintetizador de gorduras, além de prover o metabolismo.

Tantas são as funções a ponto de exigir dos poderes públicos, em âmbitos municipal, estadual e federal todo investimento para testagens da população em ambulatórios bem equipados e geridos com profissionalismo.

Caso fosse permitido pela lógica um julgamento de viés moral, dir-se-ia “tinhosa” ou “dissimulada” a ocorrência de cirrose e câncer, porque não emitem sinais evidentes, atuando “silenciosamente”.

Combinando o “tempo de existir” como o único bem irretocável, vale a pena dedicar meia hora ao exame, de segunda a sexta-feira, nos multicentros e unidades de prevenção.

A frequência é baixa, sinalizando a insuficiência da tática de demanda espontânea e a importância de se pensar em campanhas publicitárias de orientação a fim de convidar as pessoas a se cuidar.

Como ocorre com um sem-número de males, quanto mais cedo verificar-se a patologia, multiplicam-se as chances de a terapêutica funcionar, ao invés, quem espera os sintomas, dificulta a cura.

Os praticantes da virtude da prudência podem vacinar-se contra o tipo B; ter sempre uma “camisinha” para o caso de uma tertúlia íntima; e reduzir danos se usar aditivos, entre outros cuidados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA