Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Fuga inaceitável

Confira o Editorial do Jornal A TARDE desta sexta-feira, 16

Por Editorial

16/02/2024 - 5:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Fuga inaceitável
-

A primeira fuga de internos de uma penitenciária de segurança máxima do país terá como consequência necessária o compromisso de gestores do sistema prisional em rever protocolos, além de punir protagonistas e coniventes.

O episódio nefasto, ocorrido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, resultou bem sucedido para os fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, ambos do Acre e filiados à temida facção Comando Vermelho.

Causou espanto o duplo drible, na madrugada de quarta-feira, em uma das cinco unidades nas quais as estratégias de monitoramento constante, entre outras habilidades, supõem impedir qualquer erro, mas agora nem todas são invictas.

“Fernandinho Beira-mar”, como é chamado o comandante do grupo criminoso envolvido, está preso na mesma cadeia onde ocorreu a inusitada ação, desafiando Ministério da Justiça, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A primeira atitude do ministro Ricardo Lewandowski, ao tomar conhecimento da proeza, foi a de afastar o diretor do estabelecimento, nomeando um interventor, tendo sido criada também uma força-tarefa com todo o aparato disponível.

De acordo com aspectos coletados nas primeiras investigações, os custodiados estavam em celas do setor de triagem, onde são recebidos os presos provisórios, e não nas convencionais, sem possibilidade de escapar.

A estrutura predial passa por reformas, incluindo luminárias, facilitando a retirada do equipamento por parte dos condenados, embora não se saiba se todo este enredo resultou de planejamento cuidadoso, negligência ou ambos.

O passo a passo, até o acesso à parte externa, inclui a probabilidade de omissão por parte de agentes responsáveis por fiscalizar, acrescentando o uso de câmeras, mas somente verificou-se o inédito absurdo duas horas depois.

Outro aspecto sinalizador de intencionalidade a ser investigada é o fato de os sentenciados precisarem correr 20 metros até avançarem além do alambrado, sem nenhum vigilante por perto para tentar impedir a escapada dos meliantes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agentes câmeras celas Comando Vermelho diretor estrutura predial força-tarefa fuga de presos Interventor investigações luminárias meliantes ministério da justiça Mossoró penitenciária de segurança máxima polícia federal polícia rodoviária federal presos provisórios reformas. Ricardo Lewandowski rio grande do norte segurança pública sistema prisional vigilantes

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA