EDITORIAL
Letras da liberdade
Editorial de A TARDE desta terça-feira, 16

Por Redação

Todo movimento pela alfabetização merece salva de palmas. Embora não garanta firmeza de caráter, nem antídoto para dificuldade de pensar, o letramento tem sido a melhor porta de inclusão das pessoas. Historicamente, na Bahia, significa a continuidade da luta da liga criada pelo grande baiano Cosme de Farias. É preciso saudar a articulação de várias instituições públicas e privadas em prol da educação.
A TARDE faz o pêndulo, entre um e outro polo, estimulando o ensino-aprendizagem, além de dele participar. Próximo de completar três décadas, o Programa A TARDE Educação é a prova viva deste compromisso. A semente lançada ao solo baiano pelo fundador Ernesto Simões Filho resultou numa grande árvore de venturosos frutos cultivados em parceria com as secretarias de Educação estadual e municipais.
O Grupo comunicacional de 113 anos de história segue reconhecendo e apoiando também iniciativas recentes, como o lançamento do Prêmio Município Alfabetizador, noticiado na edição de hoje. Trata-se de buscar referências de boas práticas para alfabetizar na idade mais adequada em cada contexto estritamente pessoal. O certame avalia o desempenho dos municípios ao lidarem com os primeiros contatos das crianças baianas com as letras.
Faz parte do conjunto de ações estratégicas do Movimento Bahia pela Educação. São classificados os melhores resultados de indicadores obtidos no ano de 2024. A premiação conta com apoio de quem mais tem interesse na formação de mão de obra qualificada. Neste viés, destaca-se a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, por meio do Sesi Bahia.
A meta a ser alcançada, em plano mais amplo, é a de alfabetizar, na “idade certa”, oito entre cada dez crianças matriculadas até o segundo ano do ensino fundamental. Conhecer – e reconhecer – as letras, posicioná-las nas palavras, e estas, em frases, terá sido valioso para aprendizes e seus empregadores. Tão valioso quanto a preciosidade de ir além dos textos e contextos, graças à sabedoria da interpretação, efeito libertador da leitura e da escrita.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
