Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
07/04/2024 às 0:00 - há XX semanas | Autor: Editorial

Mais saúde na panela

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Imagem ilustrativa da imagem Mais saúde na panela
-

O novo método de inspeção sanitária para a agricultura familiar traz benefícios para todos os setores envolvidos, desde a produção até o consumo, de acordo com o decreto regulamentando as alterações nos trâmites antes exigidos.

A inovação foi muito bem recebida por representantes dos 26 territórios baianos reunidos em seminário estadual realizado no Centro Administrativo, em encontro de relevância compatível à atenção das autoridades com o tema.

Não poderia ser de outra forma, devido à melhoria no processo de certificação dos produtos de origem animal provenientes dos empreendimentos de agricultura familiar, articulada em cooperativas e associações por toda a Bahia.

O modelo anterior inibia os bons negócios porque só se podia operar com municípios de uma mesma região produtora, enquanto agora as exigências legais garantem expansão para todo o estado, independentemente de origem.

Denominado “Lei do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte”, o arcabouço antes tropeçava em exigências burocráticas exageradas, mudando agora de fase para o estímulo na oferta.

O efeito acelerador será proporcional à liberação de gêneros produzidos, ao rejeitarem-se agrotóxicos, repercutindo na defesa da saúde das comunidades unidas no compromisso assumido por quem trabalha pelo melhor uso do solo.

A ideia perfeita resultante em desempenho rápido e seguro no monitoramento surgiu da percepção do número crescente de agroindústrias, sem a mesma rapidez na remessa de alimentos às feiras livres, atacadistas e supermercados.

A evidência do progresso no campo é constatada no salto de 46 para 420 estabelecimentos, conforme o presidente Jeandro Ribeiro, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, ligada à Secretaria de Ação Regional.

A distribuição de comida saudável já conta com apoio de 26 consórcios e 306 municípios dotados do selo de inspeção municipal, alcançando dígitos recordes de 941 produtos, com tendência a alcançar o milhar já nos próximos meses.

Assuntos relacionados

agricultura familiar certificação de produtos decreto regulamentando Inspeção Sanitária melhoria no processo sistema unificado de sanidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agricultura familiar certificação de produtos decreto regulamentando Inspeção Sanitária melhoria no processo sistema unificado de sanidade.

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

agricultura familiar certificação de produtos decreto regulamentando Inspeção Sanitária melhoria no processo sistema unificado de sanidade.

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA