EDITORIAL
O cinema campeão
Confira o editorial de A TARDE desta terça-feira
Por Editorial

As duas recentes conquistas do Festival da comuna de Cannes, na França, um dos mais relevantes do cinema mundial, mantêm a Sétima Arte do Brasil em escalada, após o Oscar obtido por Fernanda Torres.
Desta vez, seguiram-se ao anúncio de nossos vencedores, 13 minutos sem intervalo de “bravo!” e aplausos, tendo sido laureado o cinema brasileiro também nesta excelente fase, com a outorga do Urso de Prata, em Berlim, com “O Último Azul”.
Na França, o diretor de “O Agente Secreto”, Kléber Mendonça Filho, caminhou pelo tapete vermelho para receber o troféu de Melhor Direção, e ficou de entregar o do ator soteropolitano Wagner Moura.
Wagner Moura não compareceu porque está em trabalho de filmagem em Londres, contracenando com Greta Lee, uma produção misturando terror e ficção científica, com boas chances de sucesso.
Fernanda Torres, atual detentora do Oscar, antecipou-se a Wagner Moura, conquistando em 1986 o prêmio por sua atuação em “Eu sei que vou te amar”; depois dela, Sandra Corveloni venceu em 2008.
Assim como “Ainda estou aqui”, com Fernanda Torres no papel de Eunice, esposa do deputado Rubens Paiva assassinado por agentes da ditadura, o filme premiado mostra o terror de Estado vigente no país.
Ambientado por volta de 1977, o enredo tem como herói um professor universitário, tentando escapar dos agentes da tortura, migrando de São Paulo para Recife na expectativa de preservar sua vida.
No entanto, logo percebe a curiosidade dos novos vizinhos, atentos a seu comportamento, produzindo a sensação do “espírito do tempo”, no qual a delação e o delírio persecutório estavam entranhados no convívio social.
A presença da Bahia em Cannes ainda vai mais longe, ao levar a Palma de Ouro em 1962, o filme “O pagador de Promessas”, uma adaptação da obra de Dias Gomes, também nascido em Salvador.
Roteiro e direção de Anselmo Duarte, a película contou a história de Zé do Burro, carregando uma enorme cruz na escadaria da Igreja do Passo para cumprir uma promessa feita em terreiro de candomblé.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes