OPINIÃO
Ramagem de escárnio
Confira o editorial do jornal A TARDE deste sábado

Por Editorial

O nome disso é escárnio: o deputado federal Alexandre Ramagem é condenado, mas consegue sair do país e tem a anuência da Câmara para votar – durante suposta licença médica – no “Projeto Antifacção”, de forma remota.
Sequer tiveram pudor seus coiteiros ao acolherem o voto do parlamentar apenado com 16 anos de detenção por participar da malograda intentona golpista, utilizando-se da Agência Brasileira de Inteligência, da qual foi diretor.
O atestado de cumplicidade – e estultícia – teria sido expedido pela própria Casa Legislativa, ao autorizar a troca do chip do celular institucional para outro acessório adequado em viagens ao exterior, perfeito flagrante de plena desfaçatez.
Na ausência de álibi – e do mínimo de decência – , o presidente da Câmara, Hugo Motta, apressou-se em tentar criar uma versão distinta, ao assinar uma nota oficial negando autorização para a saída do intrépido deputado.
Não se sabe qual rosto pediria dose maior – ilustrativa – de óleo de peroba, se o de Motta ou de Ramagem, ao verificar-se o aceite de atestados médicos até dia 12 de dezembro, restando questionar: como pôde, então, votar no “Antifacção”?
Comemoram os faccionados do extremista PL o fato de o indigitado ter votado a favor do projeto tramado por Guilherme Derrite, diretamente de Miami, às escâncaras da moralidade e regulamentos, uma praxe do repugnante ideário.
O drible na legislação e na sentença exarada pelo Supremo Tribunal Federal deixa em situação difícil para explicar-se a cúpula da Polícia Federal, por perceber a meta vazada apenas depois de sua hipotética rede balançar.
É neste clima de “chuá” do “gol contra”, proporcionando deboche do escapadiço congressista, o contexto “de volta”, quando se espera contra-ataque, com pedido de extradição e providências para a Polícia Internacional.
Ou Ramagem retorna e cumpre sua pena ou a República Federativa do Brasil sofrerá fragorosa derrota para o bando supostamente “liberal”, ampliando o “Ramagem” individual para uma “ramagem” de espertos demais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
