Ruy com "y"... | A TARDE
Atarde > Opinião

Ruy com "y"...

Publicado domingo, 03 de abril de 2016 às 10:21 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:26 | Autor: Lourenço Mueller | Arquiteto e urbanista | [email protected]

A crise (sócio-política, econômica e mais que tudo, ética) somada à confusão ideológica do brasileiro, despreparado para a discussão de sua ainda frágil democracia em termos desapaixonados e não bipolares, deflagrou um processo de quase pânico nas pessoas.

Dentro dessa crise o governador demite! Pessoa que se diz de família humilde e de um partido que defendia o trabalhador, em vez de gerar empregos, os elimina?

Vamos refletir: a história econômica tem demonstrado que a subordinação ao medo e à retração de investimentos gera desemprego, e este, por sua vez, gera mais desemprego e mais pânico e sobretudo mais rancor contra o gestor, consequente perda de estabilidade política ("É a economia, imbecil"...) e não legitimidade para eleger a outrem.

As limitações causadas pela ignorância econômica às vezes podem justificar certas atitudes radicais por parte de governante, afinal não se espera que este perceba os efeitos perversos de suas atitudes, mas se espera, sim, que seus assessores de 'pé de ouvido', esse restrito grupo de economistas, juristas ou executivos escolhidos por ele, aconselhem-no, antes que tome atitudes equivocadas como demissões em massa para, agora se sabe, substituir efetivos por terceirizados que custam quase três vezes mais.

Ah! Sim. O baiano Ruy, o 'Águia de Haia', jurista maior desse pais, foi brindado com um artigo republicado (A TARDE: "Ruy, norte e farol") por João Carlos Teixeira Gomes em "A brava travessia", inspirado memorial.

Compactuo o primeiro parágrafo do artigo de Joca: "Sinto uma aversão visceral por tiranos e tiranias. [...] As comunidades humanas não se organizam para consagrar vocações totalitárias, nem para atribuir a um homem o poder de oprimir os demais. Todo tirano é um usurpador, impulsionado por uma patologia".

Que Ruy Barbosa, venerado na Bahia mesmo por pessoas semialfabetizadas, 'norteie e ilumine' o seu quase xará.

Publicações relacionadas