Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPINIÃO

Sobre construir o futuro

Presidente da Fieb comenta sobre o Bahia pela Educação

Carlos Henrique Passos*

Por Carlos Henrique Passos*

02/12/2025 - 15:13 h | Atualizada em 02/12/2025 - 15:29
Carlos Henrique Passos
Carlos Henrique Passos -

Quando vemos um edifício construído, nem sempre nos lembramos de que uma obra tem início com uma fundação sólida. Primeiro vem o alicerce, que suporta o peso da edificação, garantindo estabilidade e segurança à construção, depois os blocos, o cimento e o trabalhador que manipula as ferramentas até que o edifício chegue à forma final.

Na Educação não é diferente: é uma obra que se revela aos poucos e resulta do acúmulo de saberes que se consolidam em conhecimento. E tudo começa no aprendizado das primeiras letras.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Sabemos que a Bahia enfrenta desafios na Educação, apesar de um leve avanço registrado recentemente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No último IDEB (2023), a Bahia recebeu nota global de 5,3 para os anos iniciais do ensino fundamental, 4,2 para os anos finais do fundamental e 3,9, para o ensino médio. O ideal é a nota acima de 6.

Nossas fragilidades no processo de formação nos levam àquilo que toca ao setor produtivo: o impacto na oferta de profissionais qualificados, especialmente para a indústria.

Se não estamos conseguindo preparar de forma adequada nossas crianças e jovens, o que esperar do indivíduo e da sua inserção no contexto do mundo produtivo, seja trabalhador, empreendedor ou outra ocupação que deseje? São indagações como esta, e alguma inquietação, que deram voz a um movimento, lançado no início de outubro.

O Movimento Bahia pela Educação é uma iniciativa que reúne governo, setor produtivo, municípios e sociedade civil em torno do desafio de garantir que, até 2030, 80% das crianças baianas estejam alfabetizadas na idade certa ao final do 2º ano do fundamental. É uma iniciativa que nasce robusta, na medida em que tantos atores se engajam nesta causa urgente.

Como primeira iniciativa desta mobilização, vamos celebrar o mérito daqueles que fizeram o dever de casa. O Bahia pela Educação irá premiar, no dia 15 de dezembro, onze municípios que alcançaram os melhores resultados em alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Trata-se do Prêmio Município Alfabetizador. A premiação será entregue na sede do Ministério Público da Bahia.

O Bahia pela Educação, nascido a partir de uma articulação da Federação das Indústrias da Bahia, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), tem a parceria Federação das Empresas de Transporte, da União dos Municípios da Bahia, do Governo do Estado, via Secretaria de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Ministério Público do Estado da Bahia, Sebrae-BA e Cátedra Sérgio Henrique Ferreira. São os aliados de primeira hora, mas esperamos que novas adesões virão se somar a este movimento.

É urgente sedimentar em bases sólidas esta construção que é a Educação. Precisamos, mais do que nunca, ter orgulho de dizer que a Bahia alfabetiza no tempo certo e investe no futuro das novas gerações.

*Carlos Henrique Passos é presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Carlos Henrique Passos Educação fieb Presidente do FIEB

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Carlos Henrique Passos
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x