Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Socorro ao Martagão

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Por Editorial

21/06/2024 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Socorro ao Martagão
-

Todo estabelecimento hospitalar ou unidade voltada para a defesa e a promoção da saúde deve contar com total apoio, pecuniário e de recursos humanos, dos poderes públicos constituídos e da cidadania engajada do país.

Dir-se-ia “imperativo categórico”, pois o exemplo do Martagão Gesteira poderia ser o de qualquer outro empreendimento voltado para salvar vidas e a resposta necessariamente precisa ser pautada no amor tipo "ágape" ou generosidade.

No entanto, depois de devidamente confirmada a informação tão próxima do absurdo, esta mesma unidade pode perder parte dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva, traduzindo: crianças estão ameaçadas de sofrimento e óbito.

Acresce o valor de compaixão, batendo-se a instituição contra dificuldades de honrar boletos, pois não há investidores visando tirar lucro, quando a proposta é oferecer serviço gratuito, beirando à dimensão supralunar dos querubins.

Pergunta-se onde estão os grandes rentistas, os dotados de sobrenome supimpa, aquelas famílias beneficiadas secularmente, recebendo os herdeiros, terras e propriedades, talvez pudessem retribuir tamanha benevolência.

Associações de classe; partidos identificados com princípios humanistas; agremiações calçadas no apoio a causas emancipadoras; igrejas, seitas e candomblés; chamando todos os segmentos, há de se impedir esta perda.

São 10 leitos a menos, a esta altura, uma nova baiana ou baiano agarra-se à senha, aguardando, mas este tempo pode ser breve demais em relação ao avanço da enfermidade: todas e todos os omissos já se veem de pá na mão.

A dívida atualizada ultrapassa a casa dos R$ 15 milhões, nada de tão hiperbólico a ponto de uma rápida “vaquinha” da sociedade civil e dos órgãos oficiais não conseguir pagar, mesmo solicitando parcelamento ao fornecedor.

Respinga a chuva de credores nos contratos nos quais não se atualiza o numerário, nada perto do poder imanente à Bahia da misericórdia, da justiça e da concórdia pois há de unir-se a fim de zelar pelo Martagão, é nosso dever.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Apoio financeiro crise hospitalar Martagão Gesteira mobilização comunitária saúde pública uti pediátrica

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA