EDITORIAL
Socorro para a Mata
Confira o editorial de A TARDE desta quinta
Por Editorial
Único bioma a sofrer redução, a Mata Atlântica ganhou plano federal somente para ela, com a finalidade de tentar, senão reverter, ao menos frear o ritmo de devastação.
Localizada na maior parte das regiões habitadas do Brasil, portanto mais visada para urbanismo e consequente desmatamento, a cobertura vegetal conserva, em média, apenas uma de quatro árvores remanescentes.
O cuidado protetivo anunciado inclui os territórios baianos Chapada Diamantina, Litoral Norte, Baixo Sul, Sul e Extremo-Sul, onde a ocupação humana em dissonância com a natureza começou em 1500.
Para se ter uma ideia de o quanto foi exterminado, não apenas da flora, mas também da fauna que nela tinha morada, basta verificar o perfil dos ciclos econômicos, em devastação contínua e inclemente.
Da ganância por arrancar pau brasil, transformado em mercadoria, hoje em extinção, vieram a cana-de-açúcar, o ouro, diamantes, além de café, jacarandá, gado, algodão, cacau e, agora, é a monocultura de eucalipto.
O projeto anunciado por Brasília é uma tentativa de unir o desenvolvimento, conforme o modelo vigente, ao adjetivo sustentável, representado pelo controle de desmate e queimadas.
Seguindo sanha secular de prover quanto queiram das riquezas, os “novos bandeirantes” abrem clareiras com a tecnologia de motosserras, produzindo trilha sonora da morte, melodia de matadores sem remorso.
A estratégia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima envolve a aplicação das leis e a microfísica do Poder Judiciário contra os “anormais”, unindo verbos vigiar e punir.
Mas de nada servirá buscar apenas o empate na refrega contra as hordas de “verdefóbicos”; a utopia precisa ser revigorada com a restauração de áreas degradadas buscando a reabilitação e a virada no placar adverso.
Outro pressuposto confiável do engenho proposto em âmbito federal é o do incentivo a formas inteligentes e não-suicidas de lidar com os recursos naturais por meio de investimentos em bioeconomia e ecoturismo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes