OPINIÃO
VLT: Salvador a bordo do futuro
Governador Jerônimo Rodrigues comenta em artigo sobre novo passo do VLT em Salvador

Por Jerônimo Rodrigues*

Damos nesta sexta-feira, 19 de dezembro, mais um passo concreto para transformar a vida de quem mora e trabalha em Salvador. Começamos os testes do VLT -- o Veículo Leve sobre Trilhos -- uma grande obra do Governo da Bahia, realizada com o apoio do Governo Federal, por meio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Essa parceria é a prova de que, quando Estado e União trabalham juntos, quem ganha é o povo.
A obra do VLT está avançando com a força que o povo merece. Através do novo PAC, conseguimos garantir o apoio necessário para tirar do papel projetos estruturantes que estavam esquecidos. O VLT é um desses símbolos. Ele mostra que, quando há sintonia entre o governo estadual e o federal, as coisas andam, os canteiros de obras se multiplicam e os investimentos chegam a quem mais precisa. Essa parceria fortalece não só a infraestrutura da cidade, mas também o compromisso com a justiça social e com um modelo de desenvolvimento que coloca o povo em primeiro lugar.
O VLT vai ligar a cidade de ponta a ponta: serão 40 km de trilhos e 42 estações, conectando bairros como Comércio, Calçada, Subúrbio Ferroviário, Águas Claras (onde está a nova rodoviária), Cajazeiras e Piatã. E o mais importante: tudo isso integrado ao metrô, para facilitar de verdade a vida de quem precisa do transporte público todos os dias.
O VLT vai ligar tudo. Bairros, pessoas, oportunidades, sonhos. Porque investir em transporte público não é só construir trilhos. É garantir que o trabalhador e a trabalhadora tenham mais tempo com a família, mais qualidade de vida, mais dignidade.
Os brasileiros gastam, em média, 32 dias por ano só indo e voltando do trabalho. Portanto, mais do que os 30 dias de férias da CLT. E os que mais perdem tempo são justamente os que mais precisam: trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda.
O direito à cidade começa pelo direito de circular por ela com dignidade. Para isso, o transporte público precisa ser rápido, seguro, acessível, climatizado, pontual e, acima de tudo, planejado para reduzir desigualdades.
Desde o início dos governos progressistas na Bahia, essa diretriz tem orientado investimentos consistentes em infraestrutura urbana. Fizemos o metrô sair do papel, criamos novas avenidas, corredores de ônibus e agora chegou a vez do VLT. Salvador não pode ser cidade só de carro e viaduto. A capital da Bahia precisa de um transporte humano, limpo, confortável, com ar-condicionado, pontual e seguro, para todos e todas.
O VLT é também uma resposta ao futuro. Livre de combustíveis fósseis, contribui para reduzir emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar e ajuda a combater a poluição sonora. Reduz, ainda, a dependência do transporte individual, contribuindo para desafogar o trânsito e ampliar a segurança viária. Ou seja, é uma solução pensada para o presente, mas com os olhos voltados para o futuro.
A obra inclui importantes intervenções urbanas que vão muito além da mobilidade. A macrodrenagem da Cidade Baixa, por exemplo, vai ajudar a resolver problemas históricos de alagamentos, protegendo vidas e comércios. Obras de contenção de encostas em áreas de risco, trarão mais segurança para quem vive nos morros da cidade. E em um gesto de respeito às nossas tradições e ao papel das mulheres trabalhadoras da costa baiana, o VLT terá um vagão exclusivo para as marisqueiras, com freezer e estrutura adequada para que possam transportar seus produtos. Além disso, estamos recuperando um patrimônio histórico: a antiga Fábrica São Brás, em Plataforma, dará lugar a um espaço público de cultura, lazer e convivência. E criando o Corredor Ambiental, que concentrará pequenos empreendedores.
Quando o transporte melhora, o comércio cresce, novos empregos aparecem, mais gente tem acesso ao lazer, à educação, aos serviços de saúde. Mais do que construir um novo modal estamos requalificando Salvador com foco em quem mais precisa. Isso é política pública de verdade. É o governo trabalhando onde mais importa: na vida das pessoas.
Hoje, temos orgulho de dizer que a Bahia segue liderando o Nordeste em obras estruturantes. E tudo isso com responsabilidade, planejamento e escuta ao povo. Porque governar é isso: olhar nos olhos, ouvir a população, e entregar resultados que mudam a vida de quem mais precisa.
O VLT é mais que uma obra do Governo do Estado, é uma vitória de quem acredita que o poder público tem que servir ao povo. E é por isso que vamos seguir trabalhando, dia após dia, para garantir transporte digno, emprego, saúde, educação e segurança.
O futuro chegou aos trilhos. E o destino é uma cidade mais justa, mais unida, mais humana.
O Governo do Estado está colocando Salvador em movimento. E ninguém vai ficar para trás.
*Jerônimo Rodrigues é governador da Bahia
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
