Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PETROBRAS 70 ANOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PETROBRAS 70 ANOS

Muito além do Petróleo, porque assim caminha a humanidade

Estatal completa 70 anos com legado que a sacramenta como "orgulho nacional"

Marlene Lopes

Por Marlene Lopes

30/11/2023 - 16:50 h | Atualizada em 30/11/2023 - 20:15
Semana de comemorações pelos 70 anos incluiu festa em Salvador
Semana de comemorações pelos 70 anos incluiu festa em Salvador -

Maior operadora de petróleo em águas profundas do mundo, a setentona Petrobras tem no seu DNA a habilidade de lidar com desafios e encontrar saídas para a formação de um legado que, sem exagero, se encaixa no termo mesmo que um tanto batido de “orgulho nacional”.

Nessas sete décadas, a maior empresa nacional construiu um legado de plataformas e refinarias que trabalham em conjunto, e unidades de biorrefino para, cada vez mais, garantir produtos de baixo carbono.

Tudo sobre Petrobras 70 anos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De olho nas novas fontes de energia, a Petrobras já concentra potencial para ser liderança em energia eólica offshore no Brasil. O presidente da companhia, Jean Paul Prates, ressaltou a importância do Nordeste brasileiro frente esse desafio: “Essa região terá o ambiente mais competitivo do mundo para eólica offshore, porque tem muito menos intempéries e o vento é muito bom”.

Nós vamos fazer a Petrobras muito grande. Com 70 anos nas costas, a nossa Petrobras ainda está uma jovem senhora e, para uma pessoa jurídica, isso não é nada. Ainda tem muito pela frente, muita coisa boa, muita cabeça vai funcionar e muita gente vai ser feliz com a Petrobras e pela Petrobras”.
Jean Paul Prates - Presidente da Petrobrás

A semana de comemorações teve fechamento em Salvador, dia 6 de outubro, em espaço de evento no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. A cidade pode ser chamada de embrião da história da companhia. No Lobato, bairro da Península Itapagipana, foi descoberto o primeiro poço de petróleo do Brasil, em 1939, e 14 anos mais tarde o Governo Vargas criava a Petrobras.

Bahia

Mais do que simbólico, o encerramento comemorativo na Bahia foi estratégico. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou investimento no estado de R$ 3,5 bilhões no período 2024-2028.

A companhia também tem demonstrado a intenção de reativar o estaleiro Enseada Paraguaçu, que fica localizado no município de Maragogipe, Recôncavo Baiano, além de investir em novas perfurações, tendo em conta que a relação da Bahia com a Petrobras é histórica e que os projetos de futuro em pauta são promissores.

Petrobras em números R$ 3,5 bilhões serão investidos pela Petrobras na Bahia no período 2024-2028, conforme anunciou o presidente Jean Paul Prates, durante evento em Salvador

No cenário nacional, o peso da companhia pode ser medido pelo tamanho da sua participação no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Na lista de projetos e investimentos, confirmou Jean Paul Prates, estão sistemas de produção no pré-sal, revitalização de campos petrolíferos maduros e construção de novas plataformas e navios no Brasil: “Vamos lotar os nossos estaleiros de novo, no Rio de Janeiro, na Bahia, no Nordeste, no Sul”.

“Encaminhamos pedido para iniciar o processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama de dez áreas no mar brasileiro destinadas ao desenvolvimento de projetos de energia eólica. Contamos com o marco regulatório, essencial para viabilizar os investimentos, mas já estamos fazendo a nossa parte”, antecipou o presidente da Petrobras.

Maturidade

Transição energética e sustentabilidade caminham juntas na companhia, em especial na atual fase de maturidade, diante do processo de transformação do setor. O diretor de transição energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, ressaltou, na passagem por Salvador, que essa mudança será “fundamental para a companhia, se ela quiser ter uma longa vida. Nós queremos que a Petrobras dure muito além da era do petróleo. E, para isso, ela precisa se reinventar a cada momento, precisa construir esse futuro”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas