MOBILIZAÇÃO
Petroleiros comemoram os 70 anos da Petrobras em Salvador
Evento também contou com a participação autoridades e grupos ligados a grupos sociais e sindicais
Por Leo Moreira e Alessandro Isabel
Petroleiros participam na manhã desta sexta-feira, 06, de uma mobilização em homenagem aos 70 anos da Petrobras, comemorado no último dia 03 de outubro. O evento contou com a participação de petroleiros de todo o Brasil, autoridades e grupos ligados ao Sindipetro Bahia, um dos organizadores do ato que aconteceu em frente ao edifício sede da estatal, localizado no Itaigara, em Salvador.
“Nós estamos aqui no Torre Pituba, nessa atividade que o Sindpetro Bahia, junto com outras entidades, está promovendo para homenagear os 70 anos da Petrobras. Dessa empresa que nasceu no nosso Estado, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento econômico e social da Bahia e do Brasil. E nós não poderíamos deixar essa data passar em branco aqui na capital baiana. Por isso que estamos na Torre Pituba para poder fazer as homenagens necessárias", disse o diretor do Sindipetro, Radiovaldo Costa.
Também presente no evento, o vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), destacou a importância da Petrobras para o desenvolvimento do país. “A Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro. Se conecta com a luta da nossa soberânia. A descoberta do petróleo aqui na Bahia, na região do Lobato, na Suburbana, foi um marco inicial para um movimento nacional que impulsionou a criação dessa grande empresa nacional, que é a Petrobras”.
“Uma sociedade de economia mista que ao longo dos anos se fortaleceu e passou a disputar, inclusive com grande empresa de nível internacional. tendo grande capacidade tecnológica, fruto de um quadro de profissionais qualificados e trabalhadores e trabalhadoras que fizeram desta empresa um verdadeiro orgulho nacional”, disse o vereador.
Ainda segundo Vasconcelos, a Petrobras está voltando a ter o destaque que sempre teve, principalmente após, segundo ele, ter sofrido sucateamento com os últimos governos. “Nos últimos anos a Petrobras enfrentou um verdadeiro desmonte e aqui na Bahia isso foi mais acentuado com a privatização da RLam, a refinaria Landulpho Alves, em Mataripe, que foi um verdadeiro desmonte da empresa associado com a privatização da BR Distribuidora, os ataque a Transpetro, a venda de subsidiárias importantes e a falta de investimentos. A Petrobras precisa retomar o caminho para ajudar o Brasil ser reconstruído”, finalizou
Os trabalhadores que ajudaram a construir a história da empresa também estiveram presente. Humberto Sérgio trabalhou por 26 anos na estatal e hoje, aposentado, faz questão de compartilhar o orgulho de ter contribuído para o crescimento da Petrobras. ”Entrei no dia 1º de setembro de 1966 e sai no dia 31 de maio de 1992, na região de produção da Bahia, no campo de Candeias. É uma satisfação muito grande estar comemorando esses 70 anos da Petrobras. Tem muito da nossa luta e do nosso suor que derramamos na empresa. A vinda do nosso presidente da Petrobras é muito importante para nós".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes