CENÁRIO
73% da população é contra garimpo em terra indígena, diz Datafolha
Pesquisa considera os primeiros meses do governo Lula (PT)
O total de 73% da população brasileira é contra a atividade do garimpo em terras indígenas, por considerar que é a atividade responsável pela morte dos mesmos nessas localidades.
Diante do cenário, três em cada quatro brasileiros afirmam que o poder judiciário precisa punir os empresários que lucram com a ação e causam a manutenção do garimpo, com o objetivo de extrair ilegalmente o ouro.
Os dados são de pesquisa do Datafolha sobre os três primeiros meses do governo Lula (PT). O levantamento ouviu 2.028 pessoas de 126 municípios com mais de 16 anos nos dias 29 e 30 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ainda segundo a publicação, apesar de apoiarem os indígenas contra a atividade dos garimpeiros, 79% acham que os integrantes dos povos originários deveriam desenvolver atividades para ter uma "independência" das verbas governamentais.
Ao considerar o público formado por empresários do país, a pesquisa mostra que 36% acham que o governo deveria permitir a atividade garimpeira em terras indígenas. E apenas 49% dizem que o garimpo é a principal causa da morte de indígenas em solo brasileiro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro