Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Afoxé Filhos de Gandhy vai ser homenageado na Câmara dos Deputados

Bloco foi fundado em Salvador em 1949 por estivadores negros

Da Redação

Por Da Redação

13/05/2024 - 18:34 h
Grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi
Grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi -

O bloco Filhos de Gandhy vai ser homenageado, nesta terça-feira (14), 11h, na Câmara dos Deputados, durante sessão solene pela celebração dos 75 anos da agremiação. O evento acontecerá no Plenário Ulysses Guimarães. O objetivo da sessão é ressaltar a história e importância de um dos maiores e mais tradicionais afoxés do Brasil.

“Estamos muito felizes e honrados com essa homenagem que reconhece e valoriza a história dos Filhos de Gandhy. São mais de sete décadas de resistência e importância cultural e religiosa na Bahia e no Brasil. Agradecemos a todos que têm feito do afoxé um dos mais importantes e simbólicos da nossa cultura afro-brasileira”, afirmou o presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney Oliveira.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

História

Filhos de Gandhy foi fundado em 1949 por estivadores negros do Porto de Salvador. Se consagrou como o “tapete branco da paz” por reunir milhares de homens trajando fantasia de cores branca e azul, turbante, bracelete, sandálias e meias, um frasco de perfume de Alfazema e o seu famoso colar.

Inicialmente chamado ‘Comendo Coentro’, o grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 1948. Desde então, prega a cultura da paz, a resistência e tolerância religiosa. Em seu primeiro carnaval, os Filhos de Gandhy saíram às ruas com cerca de 30 homens. Atualmente, são quase 100 mil associados, dos quais 7 mil são foliões.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

afoxé Câmara dos Deputados Cultura Afro-Brasileira Filhos de Gandhy Homenagem Resistência cultural

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

Grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi
Play

Prefeito que votou em ACM Neto elogia Jerônimo: "Melhor governador"

Grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

x