POLÍTICA
Alesp aceita processo de cassação de Arthur do Val
Arthur do Val tem cinco dias para apresentar a defesa de mérito
As representações que pedem a cassação do mandato do deputado Arthur do Val (sem partido) por quebra de decoro parlamentar foram aceitaas por unanimidade pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A decisão do grupo foi tomada em reunião do grupo na manhã desta sexta-feira, 18.
Com a aprovação dos argumentos, o conselho começa oficialmente o julgamento do processo que reúne 21 representações pedindo que Arthur, o Mamãe Falei, perca o seu mandato.
As reprentações foram feitas após vazar um áudio em que o deputado diz, entre outras coisas, que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres". Ele esteve na região por alguns dias pouco depois da invasão russa no território ucraniano. Os motivos e financiamento da viagem do parlamentar não foram informados.
Na última quinta-feira, 17, Arthur do Val enviou a Alesp a sua defesa prévia, em que afirma que as mensagens não podem servir de prova no processo por serem conteúdo privado enviado a um grupo de amigos e que foi vazado ilicitamente. Além disso, seu advogado alegou que as mensagens foram enviadas de fora do Brasil, quando ele estava na Eslováquia, o que tornaria o conselho de ética sem competência para julgar o caso.
Arthur do Val tem cinco dias para apresentar a defesa de mérito. Em seguida, é definido o relator, responsável pela formulação de um parecer que será votado pelo colegiado —antes de ser enviado para apreciação no plenário da Casa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes