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Amigo de Neto consegue influência e negócios milionários na Prefeitura

Empresa do publicitário Alexandre Augusto renova contratos com o município na gestão de Bruno Reis

Publicado terça-feira, 27 de setembro de 2022 às 18:25 h | Atualizado em 27/09/2022, 18:30 | Autor: Da Redação
ACM Neto tem relação antiga com o publicitário Alexnadre Augusto
ACM Neto tem relação antiga com o publicitário Alexnadre Augusto -

A influência de ACM Neto na prefeitura de Salvador parece ir além de impor decisões políticas ao atual gestor, Bruno Reis. Conhecido por beneficiar aliados, o hoje candidato ao governo da Bahia mantém intacta a relação do município com um empresário da área de comunicação.

O publicitário Alexandre Augusto, tido como muito próximo ao ex-prefeito, é um dos sócios da Usina Digital, que em 2018, durante administração de Neto, celebrou um contrato com a Secretaria de Cultura e Turismo no valor de R$ 5 milhões por ano, ou R$ 600 mil por mês. 

O valor total do acordo, válido até 2023, chega a R$ 27 milhões, e pode aumentar ainda se forem feitos novos aditivos, como aconteceu em 2019. Em 26 de março daquele ano, a secretaria e a empresa renovaram o contrato por mais 12 meses.

O acordo milionário, efetivado e mantido sob a benção política de ACM Neto, estabelece "prestação de serviços técnicos, de consultoria, planejamento e criação de peças promocionais". Na prática, a Usina Digital é responsável por um site e uma página no Instagram, que têm como objetivo divulgar a cidade. 

O valor e o serviço previsto em contrato geram curiosidade. Fontes do mercado de comunicação, ouvidas pela reportagem em condição de anonimato, afirmaram que há uma clara discrepância, ou seja, muito dinheiro para pouco serviço.

Alexandre Augusto é ex-funcionário da Propeg, agência de propaganda responsável pela primeira campanha de Neto a prefeito da capital baiana, antiga aliada da família Magalhães. Inclusive, o ex-prefeito de Salvador teria convencido Alexandre Augusto a deixar a Propeg e se aventurar na nova empreitada. 

Com apoio de um amigo de longa data e tão ilustre, tem sido fácil o caminho para obter contratos municipais. 

Por meio de ACM Neto, o publicitário também conseguiu estabelecer influência na prefeitura de Salvador para além do contrato firmado com a Secretaria de Cultura e Turismo. O empresário tem vínculo com as duas principais funcionárias da Secretaria de Comunicação. 

A atual secretária da pasta, Renata Vidal, no cargo desde o início da gestão Bruno Reis, já foi sócia da ex-mulher de Alexandre Augusto na empresa Bem Dita. Já Lília Lopes, diretora de publicidade da Prefeitura, que atua diretamente na avaliação e coordenação de projetos, trabalhou por seis anos na Usina Digital. 

A intimidade das relações entre Alexandre Augusto e o setor de Comunicação expõe uma incompatibilidade perigosa. Afinal, gera suspeita qualquer caso de empresário que presta serviços à prefeitura ser próximo de pessoas que ocupam cargos decisivos na aprovação de projetos, liberação de recursos, com fluxo milionário de verba em publicidade e propaganda.

A reportagem tentou falar com o publicitário Alexandre Augusto, mas não obteve êxito.

Confira abaixo a cópia do contrato com os pagamentos do município:

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Pagamentos da Prefeitura de Salvador à empresa Usina Digital 329,49 - PDF
Pagamentos da Prefeitura de Salvador à empresa Usina Digital 329,49 PDF
 

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