POLÍTICA
Após acordo, projeto de subsídio do transporte será votado na terça
Oposição incluiu emenda pedindo pelo Passe Livre para a classe estudantil
Por Eduardo Dias e Fernando Valverde
O Projeto de Lei nº294/2023, que prevê o subsídio orçamentário de R$ 205 milhões para o transporte público de Salvador, será votado na terça-feira, 14, após o presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlos Muniz (PSDB), entrar em acordo com a oposição.
De acordo com a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), a oposição apresentará emenda pedindo o passe livre para estudantes, após o anúncio do aumento da passagem para R$ 5,20 e que passou a ser válido a partir dessa segunda-feira, 13, e Muniz garantiu que não iria "atropelar" a questão e por o projeto para votação sem o aval do grupo.
Um dos motivos para a votação célere passa pela alegação da categoria dos rodoviários de que não teriam dinheiro para pagar a folha salarial e o décimo terceiro sem o subsídio.
"Nós defendemos o passe livre estudantil. Eu estava na revolta do Buzu ocupando rua e estamos falando da garantia de direitos na capital do desemprego. Muitas pessoas vivem num trabalho informal, então não tem condições de dispor de uma renda específica para o transporte público, que não pode ser impeditivo para que alguém não possa estudar", pontuou a líder da bancada.
O ouvidor geral da Câmara, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), reforçou a pauta e pediu por transparência nos documentos que "demonstram o custeio do sistema".
"Queremos garantir que nenhum estudante ou trabalhador fique fora do sistema de ônibus, por falta de dinheiro. Apresentaremos uma emenda para garantir o passe livre para nossa juventude chegar na escola. (...) Também estamos discutindo no âmbito do Congresso Nacional medidas para desonerar o sistema de transporte. O fato é que esse modelo está em colapso e não podemos ficar apenas com soluções emergenciais sem um debate mais amplo sobre o futuro do sistema de ônibus".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes