ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS
Após atentados, deputado sugere volta da Secretaria da Ordem Pública
Pasta funcionou entre 2009 e 2014 até ser incorporada à Secretaria de Segurança Pública
Por Da Redação
A extinta Secretaria da Ordem Pública e Social do Distrito Federal (Seops-DF), que funcionou entre os anos de 2009 e 2014, pode ser reativada motivada pelos atentados às sedes dos Três Poderes ocorridos no último domingo, 8, em Brasília.
O ofício, enviado à Casa Civil na última quarta-feira, 11, pelo deputado Robério Negreiros (PSD), líder do governo do Distrito Federal na Câmara Legislativa (CLDF), sugere a recriação da pasta, que tinha a missão de assegurar o “cumprimento da ordem pública e social”, além de ter funções da Controladoria-Geral da capital.
Enquanto funcionou, o organismo coordenou a Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e a Agência de Fiscalização (Agefis). Entre os trabalhos desenvolvidos pela Seops esteve o combate às invasões de terras públicas, construções irregulares e sem alvará, poluição visual e, principalmente, a preservação do patrimônio público.
Atualmente, a estrutura da antiga pasta funciona como uma subsecretaria dentro da Secretaria de Segurança Pública distrital, mas a ideia é que a SSP-DF se preocupe apenas com as operações do ponto de vista policial.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes