ELEIÇÕES MUNICIPAIS
AtlasIntel é o instituto de pesquisa com desempenho mais confiável do país
Resultado foi comemorado pelo CEO do instituto, Andrei Roman
A AtlasIntel foi quem menos errou nas projeções dos candidatos durante as eleições 2024 no Brasil. Tanto no primeiro como no segundo turno, o Instituto, parceiro do Grupo A TARDE, esteve à frente dos seus concorrentes em desempenho nas principais corridas eleitorais do país.
O CEO do Instituto AtlasIntel, Andrei Roman, avaliou o desempenho das pesquisas realizadas. O AtlasIntel fez as projeções com menor erro médio, na comparação com outros institutos.
"A gente está muito contente pelo resultado. Na grande maioria das nossas pesquisas, acertamos todas dentro da margem de erro. E em alguns casos cravamos a votação. Em Goiânia, por exemplo, o erro da pesquisa foi zero. Em Curitiba, zero vírgula um ponto apenas. Olhando para o conjunto da obra, somando primeiro e segundo turno, a Pesquisa Atlas chegou mais próximo em treze corridas nas capitais", destacou Roman. "Acho que é uma comprovação da qualidade do nosso fator metodológico, do nosso trabalho", acrescentou.
No segundo turno das eleições municipais, as pesquisas públicas Atlas tiveram o melhor desempenho nas capitais. Veja cenário (clique na imagem para ampliar):
Andrei Roman ressaltou ainda que as eleições municipais são mais complexas. "Foram eleições voláteis. E mais uma vez com tendências de mudanças e viradas de última hora. Então, essas mudanças e a volatilidade eleitoral fizeram com que o nosso trabalho nessas eleições ficasse muito mais difícil do que o de costume, a exemplo de quando as coisas são mais sedimentadas. Fiquei muito contente. Também estou agradecendo pela parceria com A TARDE. A gente fez várias pesquisas junto com A TARDE, não apenas Salvador, mas também em cidades do interior. A grande maioria das estimativas foi dentro da margem de erro. Mesmo quando a gente indicou um outro vencedor, foi porque era uma corrida muito acirrada e dentro da margem. E a pesquisa Atlas acertou nas cidades da Bahia que a gente cobriu", celebrou.
Veja o desempenho da Atlas na comparação com outros institutos de pesquisa (cique na imagem para ampliar):
Metodologia
Os levantamentos do AtlasIntel usa uma metodologia chamada “Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)”, na qual os entrevistados são selecionados durante a navegação de rotina pela web.
Na comparação com pesquisas presenciais domiciliares ou na rua, a metodologia do Recrutamento Digital Aleatório (RDR) evita o eventual impacto psicológico da interação humana no momento da entrevista.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022, nos Estados Unidos em 2020 e na África do Sul em 2024.
Também em 2024, o instituto ganhou o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Times e oi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA.
No cenário eleitoral baiano, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari, Barreiras, Itabuna e Luís Eduardo Magalhães e Lauro de Freitas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro