ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Bahia passa a ter quatro ministros no governo Lula com Sidônio
Ministro da Secom assumiu o cargo nesta terça-feira, 14
Por Cássio Moreira
O baiano Sidônio Palmeira assumiu, nesta terça-feira, 14, o Ministério da Secretaria de Comunicação Social do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a chegada do publicitário, a Bahia passa a ocupar quatro pastas na Esplanada dos Ministérios.
Leia mais
>> Jerônimo prestigia posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secom
>> Lula e Sidônio se reúnem em meio à onda de fake news sobre o Pix
>> Rui Costa comemora chegada de Sidônio na Secom: "Brasileiros orgulhosos"
>> Sidônio assume Secom e elenca batalha contra as "fake news" como prioridade
Além de Sidônio na Secom, o estado comanda a Casa Civil, com o ex-governador Rui Costa (PT), o Ministério da Cultura, com a cantora Margareth Menezes, e a Secretaria-Geral da Presidência da República, com o ex-deputado federal Márcio Macêdo.
Apesar de baiano do município de Esplanada, Macêdo construiu carreira política no estado de Sergipe, onde foi secretário municipal em Aracaju, e secretário estadual, além de deputado federal.
O número de ministros baianos no governo Lula, que tem também o senador Jaques Wagner (PT) como líder no Senado, supera o da gestão Jair Bolsonaro (PL), que contou apenas com João Roma (Republicanos/PL), pernambucano de nascença, no extinto Ministério da Cidadania entre 2021 e 2022.
A Bahia ainda está no comando da Fundação Nacional de Artes, vinculado ao Ministério da Cultura, com Maria Marighella (PT), e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, com Marcus Cavalcanti.
Durante o período de transição entre os governos, outros baianos chegaram a ser cotados para a Esplanada dos Ministérios. Valmir Assunção (Desenvolvimento Agrário), Daniela Mercury (Cultura), Jaques Wagner (Meio Ambiente) e Jorge Solla (Saúde) estavam entre os nomes avaliados e especulados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes