POLÍTICA
Bahia pode proibir uso de fogos de artifício perto de animais
Deputado apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

Por Yuri Abreu

A Bahia pode proibir o uso de fogos de artifício perto de animais. Um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) quer coibir o manuseio, utilização, queima e a soltura dos itens em eventos realizados com a participação dos bichos.
Os eventos em questão são rodeios, cavalgadas, vaquejadas, eventos de exposição e venda de animais. Além disso, o projeto também pretende proteger abrigos de animais, como canis, zoológicos e santuários.
Como já é de conhecimento geral, o uso destes itens promove desconforto para cães, gatos e demais animais domésticos. Sobre o projeto de lei, em caso de descumprimento, o texto estabelece punição progressiva, que inclui multa e até interdição das atividades, em caso de empresa responsável pelo espetáculo pirotécnico.
Leia Também:
"Os animais se assustam facilmente com os barulhos dos fogos e rojões. Portanto, o barulho causado por espetáculos e festejos promove pânico e desorienta os animais, vez que eles possuem uma sensibilidade auditiva muito superior ao ouvido humano", afirmou o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), autor do projeto.
A vibração resultante dos sons geralmente atinge um tom muito agudo na natureza, proporcionando uma sensibilidade nos animais. Muitos deles podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte”, completou o parlamentar.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



