POSSE DOS SECRETÁRIOS
Adélia diz que SEC seguirá ampliando rede e qualificando professores
Secretária destaca que parceria com o governo federal poderá fazer a Educação baiana avançar
Por Dante Nascimento e João Guerra
A secretária Adélia Pinheiro, que troca oficialmente nesta terça-feira, 3 a titularidade da Secretaria de Saúde (Sesab) para assumir a Educação no governo de Jerônimo Rodrigues (PT) disse que a ampliação da rede de ensino, junto com a qualificação dos educadores e a colaboração com os municípios para o fortalecimento da educação básica serão as diretrizes para que a Bahia siga melhorando os seus índices de educação.
“Além dos desafios de seguir qualificando a rede também temos como desafio seguir na qualificação e formação de professores e fortalecendo sempre o regime de colaboração com os municípios para que possamos alcançar e fortalecer a educação infantil, o ensino fundamental e, claro, buscar a ampliação da rede de educação superior no interior do estado através do compromisso da parceria com o governo federal. As nossas quatro universidades estaduais permanecem com trabalhos próximos da nossa rede estadual de educação básica. Esses são fortes compromissos que nos permitirão colher os melhores resultados na oferta de oportunidade para as nossas crianças, jovens, adultos também”, falou a secretária ao Portal A TARDE.
A respeito do Índice de Educação Básica (IDEB), Adélia apontou que a Bahia está em um movimento crescente e que deve colher frutos em breve. “O IDEB da Bahia está em um movimento que é crescente, de qualificação e, claro, que coube todo o investimento que nós temos feito na educação básica, na educação superior também, mas com forte ênfase na educação básica, nós devemos continuar nesse ritmo, mas claro que conhecer o IDEB, ver as suas capacidades, como que ele é formado e atuar sobre isso nos permitirá colher resultados fortemente crescentes e é isso que esperamos fazer”.
Segundo a secretária, já existe uma equipe da Secretaria de Educação na verificação junto aos municípios para traçar um diagnóstico da realidade educacional dessas localidades e que a parceria com o governo federal no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobretudo com o ex-governador Rui Costa na Casa Civil, será profícua para o estado.
“Sabemos que que se na Bahia nós seguimos num processo de fortalecimento de oportunidades na educação, na saúde, na segurança pública e em outras políticas públicas voltadas para a construção de cidadania, de fortalecimento do cidadão e dessas política sociais de forma geral, por outro lado, no governo federal, nós estamos em um momento de união e reconstrução e sabemos que a presença do ministro da Casa Civil, o nosso ex-governador Rui Costa, será um ponto importante para qualificar a forma como o nível federal vai caminhar nesse período, nós sabemos do compromisso que o ministro-chefe da Casa Civil tem com a educação e as demais políticas públicas de base”, aponta Adélia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes